segunda-feira - 18/05/2020

Projeto de reestruturação do Museu é apresentado de forma virtual

O Museu Histórico Lauro da Escóssia comemorou hoje o seu aniversário de 72 anos e o Dia Internacional dos Museus de forma diferente. A programação foi iniciada com uma alvorada às 7h30, com a atriz Tony Silva declamando uma poesia sobre o museu de Mossoró, no próprio equipamento. Mas o ponto alto da programação foi uma live, cujos participantes anunciaram melhorias em toda a estrutura física do Museu, para os próximos meses.

Participaram da live a prefeita Rosalba Ciarlini, a secretária municipal de Cultura, Isaura Amélia Rosado, e a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, representada pelo engenheiro George Carvalho e a arquiteta Nadja Lopes.

A prefeita ressaltou a importância de o Museu estar em boas condições na sua estrutura física, tanto por abrigar a história da cidade, quanto pelo tanto de visitantes que recebe diariamente. Rosalba Ciarlini falou sobre a instalação da Pinacoteca e sobre a reforma ou reestruturação dos demais equipamentos culturais como o Teatro Dix-huit Rosado, o Memorial da Resistência, a Estação das Artes, a Biblioteca Ney Pontes, Arte da Terra e Escola de Artes.

A ideia de instalar um elevador no local foi uma proposta para utilizar uma maior área do Museu.

A arquiteta da Secretaria de Infraestrutura, Nadja Lopes, mostrou o projeto arquitetônico do elevador que será instalado na parte exterior, à esquerda de quem entra, para a melhoria da acessibilidade. “Realizamos algumas intervenções, criamos uma rota acessível, ordenamos e já está no projeto a questão do estacionamento, principalmente de ônibus, porque o Museu recebe muitas visitas das escolas. Ainda temos rotas acessíveis para as pessoas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida tenham mais conforto”, destacou.

O engenheiro George Carvalho falou sobre os números em torno da reestruturação. Será um investimento de R$ 812 mil, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA). “Vamos fazer toda a reestruturação, tanto da parte interna, quanto da externa. Lá fora no calçadão e na Praça, com rotas acessíveis, leds nos postes, novo paisagismo. Na parte interna, toda a estruturação na parte de alvenaria, pintura geral dentro e fora, esquadrias e todo o sistema de combate a incêndio”, afirmou.

A abertura do processo de licitação para as empresas interessadas acontece no próximo dia 25, na sala de licitações da Secretaria Municipal de Administração.

O diretor do Museu, Asclépius Saraiva frisou que recebeu as informações com muito entusiasmo. “Conversamos bastante sobre a estrutura física do equipamento e fico feliz em saber que estão sendo atendidas todas as solicitações. É importante para que os visitantes se sintam confortáveis e para que o patrimônio histórico esteja bem guardado. No Museu tivemos mais de 7 mil visitantes em 2017, quase 15 mil em 2018 e quase 20 mil em 2019, de mais de 500 cidades do Brasil e de outros países”, informou.

A secretária de Cultura Isaura Amélia finalizou falando sobre a importância da reestruturação dos equipamentos e destacando que a Pinacoteca será construída com recursos advindos de emendas parlamentares do deputado Beto Rosado. “Ficamos gratos com a atenção da prefeita para com os nossos equipamentos culturais. Nos próximos meses devemos iniciar os trabalhos nos demais”, afirmou.

Na próxima segunda-feira, também às 11h, haverá uma nova conversa com a equipe, com foco na instalação da Pinacote na parte superior do Museu.