quarta-feira - 27/10/2021

Projeto “De olho no Saeb 2021” promoverá aulões para alunos do 5º ano

Por: Maricelio Almeida

Iniciado esta semana, o projeto “De Olho no Saeb 2021” promoverá, nos dias 3 e 4 de novembro, aulões de língua portuguesa e matemática para alunos do 5º do Ensino Fundamental. Os encontros acontecerão em formato virtual, com transmissão ao vivo no canal da Prefeitura de Mossoró no YouTube, a partir das 8h.

Os aulões têm como público-alvo os discentes que irão se submeter ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Após contemplar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, o projeto agora alcança as turmas do 5º Ano. As primeiras transmissões foram realizadas na segunda-feira (25) e terça-feira (26).

“Os aulões visam proporcionar mais um momento de interação entre professores e alunos com foco nos componentes curriculares avaliados no Saeb, sendo possível revisitar as habilidades e competências essenciais ao segmento de ensino”, destaca a professora Valéria Montenegro, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Além dos aulões, a Secretaria Municipal de Educação (SME) também promoveu, no início deste mês, encontros formativos virtuais que discutiram os desafios da prática docente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Com a inclusão da Educação Infantil no Saeb deste ano, a Secretaria também realizou uma formação, no último dia 11, voltado aos supervisores da rede municipal de ensino, com o objetivo de discutir essa inserção.

A Educação Infantil será avaliada por meio de questionários que serão aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa. No Saeb 2019, esse levantamento foi realizado como estudo-piloto.

O Saeb é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da educação básica. O Sistema tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.

A aplicação dos instrumentos da avaliação será de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todas as unidades da Federação. Este ano a aplicação seguirá os mesmos moldes de 2019. Haverá aplicação censitária nas escolas públicas para o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes responderão a um questionário e testes de língua portuguesa (leitura) e matemática. Professores e diretores também participarão da avaliação, por meio de questionários.

O 2º ano do Ensino Fundamental será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Além disso, haverá aplicação amostral de testes de ciências humanas e ciências da natureza para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.