terça-feira - 16/08/2022

Projeto “Crescer sem violência” forma segunda turma da rede intersetorial

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Laboratório de Educação do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho (FRM) e Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), realiza formação do projeto “Crescer sem violência” para os profissionais de saúde, educação, assistência social, conselheiros tutelares e conselheiros dos direitos da criança e do adolescente.

A abertura da capacitação aconteceu na manhã desta terça-feira (16), no auditório da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN). O treinamento ocorre das 8h às 12h e das 14h às 17h. O evento também será realizado nesta quarta-feira (17), no mesmo horário do dia anterior.

Esta é a segunda turma e formará 50 profissionais da rede intersetorial. As vagas são direcionadas aos profissionais que atuam no atendimento a crianças e adolescentes e na gestão de políticas públicas para a infância e adolescência. A Secretaria de Saúde formou a primeira turma do projeto “Crescer sem violência” no mês de janeiro do ano corrente de forma remota para 60 profissionais de saúde da atenção primária e especializada. A formação dos profissionais integra a programação do “Mês da Primeira Infância” realizado pelas Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e Cidadania.

O projeto “Crescer sem violência” tem como objetivo fortalecer a atuação da rede de proteção na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente para atuar no enfrentamento às violências e promoção da autoproteção, em especial das violências sexuais, por meio de implementação do conteúdo educativo “Crescer sem violência”.

“Estamos em uma ação conjunta para o segundo módulo da capacitação 'Crescer sem violência' juntando profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social para que elas compreendam qual a forma mais simples para ajudar às nossas crianças e adolescentes contra as diversas formas de violência”, disse a secretária de Saúde do município, Morgana Dantas.

Formadora do projeto “Crescer sem violência”, Ana Amélia Melo explica que a ação é uma iniciativa do Canal Futura em parceria com o Unicef e tem por objetivo o enfrentamento à violência sexual. “A ideia é formar o sistema de garantia de direito aqui do município de Mossoró”, destacou a mediadora.

“A ideia é que a gente possa trabalhar também de maneira preventiva. Nós não queremos que a violência aconteça, por isso precisamos falar abertamente com crianças e adolescentes sobre o que é violência, quais são as violências e, principalmente, a criança precisa saber que tem um corpo e que ele não pode ser tocado”, completou.

“Ele vem proporcionar aos servidores que estão envolvidos nesse trabalho nos nossos equipamentos sociais. Ele vem nos fortalecer e engrandecer esse trabalho contra a violência em crianças, mulheres”, ressaltou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Evanice Fernandes.