sexta-feira - 20/04/2018

Projeto Cidade Iluminada vai gerar economia e permitir ampliação da iluminação pública

A Prefeitura de Mossoró lançou, na manhã de hoje, o projeto "Cidade Iluminada", que tem o objetivo de fazer a substituição de toda a iluminação pública de lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de led, nos próximos três anos. A solenidade de lançamento foi realizada na Estação das Artes Elizeu Ventania e contou com a participação da prefeita Rosalba Ciarlini; secretários municipais Aldo Fernandes (Planejamento), Aglair Abreu (Comunicação Social), Benjamin Bento (Saúde), Lahyre Rosado Neto (Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo), Lorena Ciarlini (Desenvolvimento Social e Juventude) e Kátia Pinto (Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos); deputada estadual Larissa Rosado; vereadores Izabel Montenegro, Sandra Rosado e Tony Cabelos; além do secretário executivo de Esporte, Aldo Gondim; e lideranças comunitárias. Nos próximos três anos, o município fará a substituição de 33 mil luminárias nas ruas avenidas de Mossoró. Entre as vantagens das luminárias de led estão a eficiência, maior capacidade de iluminação, vida útil e, principalmente, a economia. “As luminárias de led consomem a metade da energia das lâmpadas de vapor de sódio”, ressaltou o engenheiro civil Yuri Tasso, servidor municipal e responsável pelo projeto. Yuri Tasso destacou que a economia gerada com a implantação de led em todo o sistema vai permitir que a Prefeitura de Mossoró possa ampliar e levar iluminação pública para outras áreas, inclusive na zona rural. “A economia também será revertida na modernização do sistema e na implantação de monitoramento de dentro da própria secretaria, quando tomaremos conhecimento de problema na iluminação sem a necessidade de um cidadão para informar a localização do ponto”, acrescentou. O engenheiro reforçou que o “Cidade Iluminada” faz parte do processo de recuperação do sistema de iluminação pública de Mossoró, que estava com 30% de suas luminárias sem funcionamento no início de janeiro do ano passado. “A prefeita Rosalba assumiu com esse grande problema e, o pior, com o estoque de reposição praticamente zerado”, relatou Yuri Tasso. O projeto foi exaltado também por representantes da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e lideranças comunitárias. A vereadora Sandra Rosado observou que o projeto coincide com reivindicações das lideranças comunitárias. “Esse projeto é elemento importantíssimo para umas das maiores reivindicações da população, que é segurança. Mossoró iluminada vai nos dar segurança, é mais um projeto que contempla os anseios de todos os mossoroenses”, avaliou. A deputada estadual Larissa Rosado parabenizou a prefeita pelo projeto e lembrou que são diversos os benefícios gerados por ele, incluindo segurança. “Autoridades de segurança apontam a iluminação como um dos itens mais importantes de segurança. Além disso, haverá a diminuição do custo da energia”, reforçou. Líder comunitário no Abolição 4, De Assis de Campielo exaltou a importância do projeto e a parceria da prefeita Rosalba Ciarlini com as lideranças comunitárias. "Sempre que tem um problema na comunidade, a gente procura a prefeitura e logo é atendido na busca por soluções para a população", relatou. Rosalba Ciarlini reforçou os benefícios da instalação de luminárias de led na iluminação pública, enfatizando, em especial, a possibilidade de levar iluminação para a zona rural. “Vamos chegar também a zona rural nos próximos anos, nas estradas vicinais, graças um projeto que busca economizar os recursos públicos, oferecer um serviço de melhor qualidade e mais eficiente e, principalmente, deixar a cidade mais segura em razão da qualidade da sua iluminação”, discursou, a prefeita, recebendo os aplausos e reconhecimento das lideranças comunitárias presentes. Na ocasião, a Prefeitura de Mossoró prestou homenagens aos líderes comunitários pelas passagem do Dia Municipal do Líder Comunitário, comemorado no dia 21 de abril, neste sábado, e lançou também um aplicativo para que a população possa solicitar serviços de iluminação pública e acompanhar a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por led. 20-04-2018-Lançamento do Projeto Cidade Iluminada - Luciano lellys (20)20-04-2018-Lançamento do Projeto Cidade Iluminada - Luciano lellys (17)20-04-2018-Lançamento do Projeto Cidade Iluminada - Luciano lellys (15)20-04-2018-Lançamento do Projeto Cidade Iluminada - Luciano lellys (14)20-04-2018-Lançamento do Projeto Cidade Iluminada - Luciano lellys (8)20-04-2018-Lançamento do Projeto Cidade Iluminada - Luciano lellys (5)20-04-2018-Lançamento do Projeto Cidade Iluminada - Luciano lellys (165)20-04-2018-Lançamento do Projeto Cidade Iluminada - Luciano lellys (159)20-04-2018-Lançamento do Projeto Cidade Iluminada - Luciano lellys (156)20-04-2018-Lançamento do Projeto Cidade Iluminada - Luciano lellys (154)