quinta-feira - 08/06/2023

Projeto “Brinquedos e Brincadeiras Populares” inicia atividades no MCJ 2023

Por: Maricelio Almeida

O projeto “Brinquedos e Brincadeiras Populares”, que integra as atividades do “Mossoró Cidade Junina” 2023, foi aberto na tarde desta quinta-feira (8), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Cerca de 250 crianças de cinco escolas (três da zona urbana e duas da zona rural) participaram da programação neste primeiro dia. No total, mais de 1,2 mil estudantes de 30 unidades de ensino fazem parte do projeto, que segue nos dias 10, 11, 17 e 18 de junho, sempre a partir das 16h.

Além da exposição de brinquedos confeccionados nas escolas e do resgate de brincadeiras tradicionais, no hall do teatro, as crianças também acompanham, a cada dia do projeto, uma apresentação cultural no palco do Dix-huit Rosado. Nesta quinta-feira (8), os alunos puderam prestigiar o espetáculo “Contos daqui, contos do mundo”, encenado pela Cia. Pão Doce de Teatro.

“Estreamos esta edição do projeto de forma muito positiva. É um momento ímpar, nesse cotidiano corrido que vivenciamos, reunir pais, mães e filhos em uma iniciativa que promove a interação, a cultura e o resgate de brinquedos e brincadeiras tradicionais”, pontuou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, acrescentado:

“Importante frisar a participação das crianças da zona rural, muitas delas tendo acesso ao teatro pela primeira vez, na companhia de seus pais. Parabenizamos ainda os nossos profissionais da educação, que tão bem estão conduzindo esse projeto”, comentou.

Os brinques expostos neste primeiro dia de projeto foram confeccionados pelos alunos da Escola Municipal Prof. Maurício de Oliveira, localizada na região da Maísa, zona rural. A unidade de ensino ainda conduziu as brincadeiras. Também estiveram presentes os alunos do Núcleo Municipal de Educação Rural (NMER) João Níceras (comunidade Pedra Branca), e das escolas Celina Guimarães, Niná Rebouças e Dolores Freire.

“O projeto tem a perspectiva de resgatar a cultura popular. É muito importante as crianças conhecerem essas brincadeiras antigas e participarem delas, além de confeccionarem brinquedos como telefone sem fio, dama, carrinho de lata, jogo da velha, cavalo de pau, entre muitos outros. É uma oportunidade também para essas crianças se distanciarem um pouco das telas”, finalizou a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Educacional, Gilneide Lobo.