sábado - 24/09/2022

Programação da Semana Nacional de Trânsito chega ao Partage Shopping

Por: Maricelio Almeida

A programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2022 chegou neste sábado (24) ao Partage Shopping. Até as 22h, quem visitar o espaço encontrará uma exposição de viaturas, atividades lúdicas para as crianças, distribuição de panfletos educativos e emissão de credencial de estacionamento para idosos e deficientes. A ação é promovida pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM).

“A gente hoje faz esse evento aqui no shopping, uma exposição de viaturas, dos equipamentos de trabalho da fiscalização, e também oficinas com as crianças, pinturas, jogos, brincadeiras, apresentando o trabalho que é feito ao longo do ano, não somente na Semana de Trânsito, e também o atendimento para o idoso e deficiente com a emissão das credenciais. Aqui temos a parceria com a Polícia Rodoviária Federal, que também realiza esse trabalho educativo”, destacou a pedagoga Maribel Oliveira, coordenadora de ações educativas da Sesdem.

Durante todo o dia estão sendo distribuídos kits aos visitantes do espaço, com materiais educativos que levam informações sobre condução segura e a importância de seguir as leis de trânsito. A programação também contempla atividades lúdicas que visam explicar o uso correto da faixa de pedestres e a função do semáforo.

Também é possível emitir ou renovar o cartão especial de estacionamento destinado a idosos e pessoas com deficiência. Para aquisição do Cartão do Idoso é preciso ter mais de 60 anos e apresentar os seguintes documentos: RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - original e cópia; comprovante de endereço em nome do idoso – original e cópia; formulário de requerimento do Cartão do Idoso (disponível na Sesdem) – original.

Para emissão do cartão de estacionamento para pessoas com deficiência é preciso os seguintes documentos: atestado médico referente à deficiência permanente ou temporária; RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - original e cópia; comprovante de endereço em nome do requerente – cópia. Para solicitar a renovação basta levar o cartão vencido e um documento oficial com foto.

O programador Jefferson Quesado visitou o shopping na manhã deste sábado (24) com a família e aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Essas ações são muito importantes e eu também achei muito legal essa pegada mais lúdica, para já começar a também influenciar as crianças nessa questão de segurança do trânsito”, disse. O engenheiro mecânico André Maia também esteve no espaço e elogiou a programação. “É uma campanha muito importante, para mostrar os perigos que existem no trânsito e incentivar as crianças a terem conhecimento sobre o tema”.

A ação deste sábado (24) conta com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O chefe do Núcleo de Segurança Viária no RN, Carlos Segundo, destacou a importância da integração da PRF com demais órgãos em atividades como a SNT. “Nós buscamos fazer ações integradas juntos, principalmente, com a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Mossoró, Programa Vida no Trânsito, e demais órgãos parceiros, como CPRE, Lei Seca, Polícia Militar, Polícia Civil, em busca da redução da acidentalidade na região. Nós nos aproximamos da sociedade, nos aproximamos das crianças, que são o nosso futuro”, ressaltou.

As atividades da SNT seguem neste domingo (25), quando é celebrado o Dia Nacional do Trânsito. Uma ação educativa será realizada na Praça do Rotary, Nova Betânia, a partir das 7h30. Outras ações também continuarão sendo promovidas ao longo da próxima semana.