segunda-feira - 20/03/2023

Programação da 9ª Conferência Municipal de Saúde é aberta em Mossoró

Por: Maricelio Almeida

Foi aberta oficialmente na noite desta segunda-feira (20), no Teatro Dix-huit Rosado, a 9ª Conferência Municipal de Saúde. A programação do evento, que reúne diversos segmentos da sociedade, segue até a quarta-feira (22), tendo como tema principal “Garantir direitos e defender o SUS, à vida e à democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

“A importância desse momento é incomensurável. A conferência de saúde nada mais é do que a construção daquilo que a população quer do controle social, do SUS, as políticas de saúde, é o resumo de tudo que aconteceu nas pré-conferências. Hoje começam os debates, é o grande dia da população se fazer ouvida”, destacou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Suelda Felício.

A programação de abertura contou com apresentação cultural, inclusive com a presença do cordelista Antônio Francisco, leitura e votação do regulamento da conferência, apresentação do quadro epidemiológico de Mossoró e palestra da enfermeira e Profª. Dra. Moêmia Gomes de Oliveira, que debateu o tema norteador do evento.

“É um tema de extrema relevância, principalmente nesse momento, nessa conjuntura na qual nós estamos, de transição. A discussão é extremamente importante, porque ela marca um outro momento da política pública de saúde. Essa conferência é um espaço de resistência, de luta”, pontuou a conferencista.

Antecedendo o evento que começou nesta quarta-feira, a Prefeitura de Mossoró e o Conselho Municipal de Saúde realizaram, de 14 de fevereiro a 6 de março, uma série de pré-conferências junto aos representantes da sociedade civil organizada, como explica a relatora-geral da 9ª Conferência Municipal de Saúde, enfermeira Luzia Bessa.

“Uma conferência de saúde é o ápice, o ponto máximo do Sistema Único de Saúde dentro da cidade. Mossoró está de parabéns, porque nós reunimos quase 500 pessoas nos debates nos bairros, na periferia, na zona rural, na zona urbana, e foi um momento muito rico, onde construímos mais de 200 propostas, que comporão futuramente o Plano Municipal de Saúde”, comentou.

A secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, reforça a importância do evento. “Estamos cumprindo os pilares do SUS, a construção coletiva, a construção por parte dos prestadores, da população, dos funcionários públicos, das universidades, todos envolvidos na construção e manutenção do SUS. Muita coisa vai ser discutida a partir de agora, para um melhor cumprimento do SUS dentro de Mossoró, e também vamos discutir o que já construímos para que tenhamos mais melhorias, como, por exemplo, a Política de Saúde Animal”, disse.

Terça-feira (21)

8h – Momento cultural

8h30 – Mesa-redonda

I Eixo – O Brasil que temos.  O Brasil que queremos.

Palestrante: Enfermeira Vânia Machado de Aguiar Cunha Guerra

II Eixo – O papel e o controle social dos movimentos sociais para salvar vidas.

Palestrante: Dr. Valdo Teodósio de Almeida

III Eixo – Garantir direitos e deveres do SUS, à vida e à democracia.

Palestrante: Dr. Benjamin Bento de Araújo Neto

IV Eixo – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Palestrante: Raimundo Nonato do Vale Neto

9h30 às 10h30 – Debate

10h30 às 12h30 – Grupos de trabalho

12h30 – Almoço

14h às 15h – Apresentação de cada GT com definição das propostas para a 10ª CES

Quarta-feira (22)

8h – Momento cultural

8h30 – Plenária final

- Leitura do consolidado dos grupos

- Aprovar 12 propostas de âmbito estadual

10h – Comenda 33 anos de Resistência do SUS.

12h30 – Almoço

13h30 – Continuação da plenária final

- Eleição dos delegados(as) para a 10ª Conferência Estadual de Saúde

- Votação do relatório final da 9ª Conferência Municipal de Saúde

- Plenária da 9ª CMS referendar os delegados eleitos à 10ª CES

17h – Encerramento da 9ª Conferência Municipal de Saúde.