quinta-feira - 07/02/2019

Programa Semear vai beneficiar mais de cinco mil agricultores com o corte de terra

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, lançou na manhã desta quinta-feira, 07, a edição 2019 do Programa Semear, que tem o objetivo de auxiliar o homem do campo, diminuindo os custos do plantio, através do fornecimento do óleo diesel para o trator que vai realizar o corte de terra. Este ano estão sendo disponibilizados 22 litros de óleo por família, o que equivale a uma hora de trator, que vai trabalhar em um hectare de terra. “A Prefeitura está fazendo um investimento para atender a todas as comunidades e assentamentos do município. Serão mais de cinco mil famílias beneficiadas, com um total de mais de 115 mil litros de óleo, num investimento superior a 400 mil reais”, explicou a prefeita Rosalba Ciarlini. O secretário de Agricultura, Jean Carlos Vieira, destacou que após o lançamento do Programa é necessário que o presidente ou representante da comunidade compareça a Secretaria, no Parque de Exposições Armando Buá, para pegar os formulários. “O formulário deve ser preenchido com o nome e CPF do titular e do cônjuge, para que possa ser emitida a ordem para o corte de terra”, disse. A agricultora Luzinete Luzia da Conceição planta feijão, milho, sorgo e batata e afirmou que o Corte de Terra é um benefício para a sua família. “A terra fica pronta para o plantio e nós não precisamos pagar nada”. A solenidade aconteceu na sede da Associação de Moradores do Recanto da Esperança e contou com a presença de famílias de agricultores e dos vereadores Francisco Carlos, Tony Cabelos, Rondinelle Carlos, Manoel Bezerra e Didi de Arnoud. Distribuição das sementes - Além do Corte de Terra, a Prefeitura em Parceria com a Emater também vai realizar a distribuição das sementes através dos 37 Bancos de Sementes nas comunidades e assentos de Mossoró. Ao todo serão beneficiados 1.985 agricultores familiares, com a entrega de 25.805 quilos de sementes de feijão, milho e sorgo. O gestor regional da Emater em Mossoró, Marcos Fábio, explicou que cada agricultor tem direiro a 18 quilos de sementes. “Cada agricultor pega na sua localidade. A previsão é que as sementes cheguem até a Emater após o dia 15 deste mês e que sejam distribuídas para os Bancos”, concluiu.