sexta-feira - 01/02/2019
Programa Semear será lançado no dia 7 de fevereiro com investimento de R$ 400 mil reais
Por: Comunicação
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura, vai lançar no dia 7 de fevereiro o programa Semear, que tem como objetivo disponibilizar o corte de terra ao agricultor. O lançamento será na comunidade de Alagoinha. Neste ano, a expectativa é de que sejam atendidas mais de 5 mil famílias em 136 comunidades rurais.
No programa, cada família tem direito a 1 hora de corte de terra. O tratorista da comunidade recebe 22 litros de óleo a cada hora de corte de terra. Cerca de 115 mil litros de óleo devem ser distribuídos através do programa Semear. O investimento deste ano será de R$ 400.000,00 reais.
"Estaremos na região de Alagoinha para entregar as ordens aos agricultores da região que estão cadastrados e mais o que puderem se cadastrar. Então terá início o trabalho de corte de terra. O inverno está chegando e nós queremos dar esse apoio ao pequeno agricultor para que ele possa cortar a sua terra, produzir e ter um ano tranquilo com a sua família", destacou a prefeita Rosalba Ciarlini.
A decisão do lançamento do programa no dia 7 de fevereiro aconteceu na tarde desta sexta-feira, 1, e contou com a participação do Secretário de Agricultura, Jean Carlos. O corte de terra é de fundamental importância para o agricultor. No ano passado, por exemplo, o seguro Garantia Safra (política pública que contribui para a permanência dos agricultores familiares no campo), não foi acionado, já que as perdas dos agricultores com a produção foram inferiores a 50%.
"O programa semear é muito importante, já que facilita a vida do trabalhador rural, incentivando a produção através do corte de terra", frisou o Secretário de Agricultura, Jean Carlos.
Na próxima segunda-feira, 4, será divulgado o calendário completo das comunidades que receberão as ordens.