quarta-feira - 09/07/2025
Programa "Saúde no Campo" inicia 2º ciclo de visitas a produtores rurais
Por: Edinaldo Moreno
As equipes do programa “Saúde no Campo”, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com parceria da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciaram o segundo ciclo de visitas aos produtores inscritos na ação e que estão sendo acompanhados.
As primeiras visitas aos agricultores começaram em junho. Mossoró é uma das cinco cidades do Rio Grande do Norte contempladas com o programa que promove a saúde de produtores rurais, familiares e empregados assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/RN, por meio de visitas domiciliares mensais e gratuitas.
O programa é focado na prevenção de doenças, promoção do bem-estar e diagnóstico precoce. A cidade conta com equipes de técnicos de saúde rural para desempenhar o trabalho junto aos agricultores. Cada técnico assiste aproximadamente 30 produtores, que já são vinculados à assistência técnica do Senar/ATeG. Os beneficiados pelo programa serão acompanhados por dois anos.
“Nosso primeiro ciclo de atendimentos foi no mês passado, que foi a visita de cadastro onde conhecemos a propriedade e a realidade de vida desses produtores. Nesta segunda visita estamos fazendo a ficha da saúde, onde entramos de fato para conhecer um pouco mais da saúde do produtor”, explicou Gabrielle Miranda, técnica de saúde rural.
Ela destaca ainda que os produtores assistidos pelo programa nesta fase recebem um kit de primeiros socorros e de higiene bucal e que nas próximas visitas o acompanhamento às famílias será intensificado. “Também entregamos a essas famílias assistidas kit de primeiros socorros e de higiene bucal. Nas próximas visitas iremos intensificar o acompanhamento relacionando tudo o que a gente descobriu sobre a saúde deles”, acrescentou.
A agricultora Eliene Vicente de Lima Almeida recebeu a equipe do “Saúde no Campo” e ressaltou a importância do acompanhamento da saúde do agricultor. “Para mim é um trabalho muito importante porque a gente fica sabendo de algum problema de saúde que a gente possa vir ter. E a equipe vindo até nossa residência é importante também porque evita o nosso deslocamento até a cidade”, contou a agricultora que aferiu a pressão e fez teste de glicemia durante a visita da equipe.
Quem também foi atendido nesta segunda visita foi o agricultor Edilson Rodrigues. Ele é esposo de Eliene Vicente e no momento do atendimento estava em seu lote trabalhando na produção de macaxeira. “É muito bom esse programa. A gente se sente mais seguro com a saúde tendo esse acompanhamento. Diminuímos a ida à cidade e isso é muito bom a equipe do programa estar presente na zona rural e realizando esse trabalho”.