terça-feira - 05/08/2025

Programa Saúde na Escola promove capacitação sobre teste de acuidade visual

Por: Thiago Braga

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM) Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró reuniu profissionais de saúde em capacitação sobre acuidade visual, nesta segunda-feira (4), no Centro Administrativo da Cidadania Pref. Alcides Belo. O evento abordou os cuidados e intervenções necessárias para a promoção da saúde oftalmológica de crianças e adolescentes, principalmente no ambiente escolar.

O encontro promovido pelo Programa Saúde na Escola (PSE) destacou a importância do teste de acuidade visual que verifica a habilidade de uma pessoa em distinguir formas, cores e tamanhos, ou seja, a nitidez da visão. Trata-se de importante meio para detectar problemas de visão em pessoas de todas as idades.

O encontro ministrado pela Dra. Camila Amorim Cabral, oftalmologista, tratou sobre diversos aspectos do teste de acuidade visual, na teoria e, na prática. A médica especialista repassou importantes informações e conhecimentos acerca da temática para os profissionais que lidam no dia a dia com alunos nas escolas, visando identificar situações que necessitem de uma atenção maior na saúde.

“É um momento muito especial com a presença da médica Camila Mourinho Cabral, oftalmologista, explanando e relatando as deficiências oculares. A especialista explica o que é o teste de acuidade visual, importante para no dia a dia dos profissionais. É um treinamento muito pertinente, relevante, momento ímpar dentro do Programa Saúde na Escola”, destacou Aline Oliveira, coordenadora do PSE da Secretaria Municipal de Saúde.

Mais de cem profissionais da saúde e articuladores do PSE participaram do treinamento. “Foi um momento muito peculiar e importante com a participação de profissionais da saúde, entre eles médico, assistente social, enfermeiro, agentes comunitários de saúde, que vão realizar essa triagem com os alunos. São 128 escolas pactuadas, do segundo ao quinto ano, para fazer essa triagem, e caso esses profissionais detectem alguma deficiência, essas crianças serão encaminhadas para a UBS e posteriormente para um oftalmologista”, concluiu Aline Oliveira.

“Participar da capacitação sobre acuidade visual foi fundamental para compreender a importância desse tema no contexto escolar. A detecção precoce de alterações visuais é essencial, pois problemas oculares não identificados podem comprometer significativamente o aprendizado e o desenvolvimento das crianças. A formação proporcionou um conhecimento claro e objetivo sobre a utilização da tabela de Snellen, uma ferramenta prática e acessível que permite avaliar a capacidade visual de forma simples e eficaz, sem necessidade de equipamentos sofisticados. Essa habilidade adquirida possibilita identificar precocemente possíveis dificuldades visuais, favorecendo intervenções oportunas que contribuem para o desempenho escolar e para a qualidade de vida dos estudantes”, informou Ivana Cristina Martins de Oliveira, cirurgiã-dentista da Estratégia de Saúde da Família, articuladora do PSE da UBS Dr. Epitácio da Costa Carvalho.

O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O PSE busca contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, no enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

PSE – Instituído pelo Decreto n° 6.286/2007, o Programa Saúde na Escola visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes do ensino básico da rede pública, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas da Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação. Segundo dados preliminares de adesão ao Ciclo 2025/2026 do PSE, o programa conta com a participação de 5.544 municípios brasileiros, 109,8 mil escolas e 27,8 milhões de estudantes, com a maior adesão da história do programa.

Tags:
Anterior Próximo