quinta-feira - 05/08/2021

Programa Primeira Infância é lançado em Mossoró

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ), lançou nesta quinta-feira, 5, o Programa Primeira Infância. O evento ocorreu no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania.  A primeira infância representa a faixa etária de crianças de zero a seis anos de idade.

Entre os dias 5 e 31 de agosto, uma série de ações serão realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRASs), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas escolas do município. Titular do Desenvolvimento Social, Janaína Holanda destacou que a meta da campanha é ampliar o atendimento às crianças atendidas pelo Criança Feliz e também às gestantes.

“Durante todo o mês de agosto estaremos com ações direcionadas nos nossos CRASs, UBSs e também nas escolas do município. Essa programação vai compreender ações de saúde, educação e da assistência social. Nós queremos aumentar o número de crianças atendidas, em especial do Programa Criança Feliz, que é o maior programa de visitadores voltados à primeira infância. Queremos aumentar o número de gestantes atendidas e estar mais presentes na vida dessas famílias”.

A meta da pasta municipal é aumentar o número de crianças (0 a 6 anos) atendidas pelo Programa Criança Feliz (PCF); ampliar o número de gestantes atendidas pelo PCF; expandir o número de famílias atendidas nos equipamentos sociais; fortalecer os laços afetivos entre crianças (0 a 6 anos) e seus genitores; atualizar o esquema vacinal desta faixa etária correspondente à primeira infância; promover a saúde bucal e estimular o desenvolvimento educacional de crianças.

O prefeito Allyson Bezerra participou do lançamento do programa e enfatizou que Mossoró foi a primeira cidade do país a aderir ao programa.

“Eu estava em Brasília cumprindo uma agenda. A secretária nacional da Primeira Infância nos mostrou o projeto que estava sendo planejado e eu disse que gostaria muito que a cidade de Mossoró já assinasse. Ela prontamente nos atendeu e trouxe o termo e Mossoró assinou como a primeira cidade dos 5.570 municípios do nosso país a aderir ao programa”, destacou.

“Nós queremos que a nossa criança tenha uma vida saudável, um lar adequado, boa alimentação, educação de qualidade e uma assistência. Está todo mundo envolvido, todo mundo trabalhando para fazer de Mossoró uma referência no cuidado e proteção às nossas crianças”, emendou Allyson.

Quem também participou da cerimônia foi a secretária de Educação do município Hubeônia Alencar. A titular da pasta ressaltou que o programa dará visibilidade à necessidade constante dos cuidados permanentes na primeira infância.

“Vai ser um mês em que todos os esforços governamentais estarão voltados para dar visibilidade a essa necessidade que é constante. Mossoró foi o primeiro município do Brasil a aderir ao pacto da primeira infância. Isso é muito importante”.

Mossoró foi o primeiro município do Brasil a formalizar adesão ao programa Primeira Infância, do Ministério da Cidadania. O prefeito Allyson Bezerra assinou o Termo de Compromisso para adesão das atividades no último dia 23 de junho. O mês de agosto foi escolhido por abarcar, no dia 24.08, a comemoração do Dia da Infância, criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).