quarta-feira - 10/08/2022

Programa PET-Saúde trabalhará em cima de três grandes eixos

Por: Edinaldo Moreno

Foi lançado nesta terça-feira (10) o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). A solenidade ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN) e contou com a participação dos representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN).

A ideia do projeto é trabalhar em cima de três grandes eixos: doenças crônicas, saúde mental e pessoas com deficiência. Os grupos setoriais são formados de forma interdisciplinar com a presença de alunos, preceptores e tutores para trabalhar a gestão e assistência dentro de cada um desses eixos temáticos.

O projeto assegurará bolsas para 40 alunos de diferentes cursos (Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Medicina), além de bolsas para profissionais do serviço (dez) que atuarão como preceptores, bem como professores (dez) que desempenharão suas atividades como tutores.

“Nós temos 61 pessoas vinculadas a esse programa recebendo bolsas que variam de R$ 400 a R$ 1.100. São 40 bolsistas, professores e tutores. Este projeto beneficiará a população com programas que abordarão saúde mental, pessoa com deficiência e doenças crônicas”, explicou a secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas.

Coordenadora do projeto PET-Saúde e da Saúde Mental do município, a professora Kalyana Fernandes destaca que as atividades dos eixos temáticos escolhidos ocorrerão em cinco pontos e terão duração de 12 meses. A escolha das instituições de ensino superior foi por elas terem cursos ligados à área da saúde.

“Pensamos em instituições que teriam cursos da área da saúde que pudessem contribuir com a nossa sociedade e com a população em geral. Na Uern, vinculamos ao projeto os cursos de Medicina, Educação Física e Enfermagem. Na Ufersa, contamos com a participação do curso de Medicina e na Faculdade Católica com os cursos de Psicologia, Nutrição e Fisioterapia”, disse.

Rafael Soares ressalta que essa é a 10ª edição do projeto. “As outras edições que tivemos do PET-Saúde em Mossoró promoveram grandes transformações no cenário de saúde no município”, explicou.

O PET-Saúde trata-se de iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, que visa o fortalecimento da integração ensino serviço-comunidade, contribuindo, assim, para a educação permanente dos profissionais de saúde, bem como à formação inicial dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.