domingo - 03/09/2023

Programa “Mossoró Rural” transforma a vida de produtores da região

Por: Fábio Oliveira

Em um final de semana de ações no campo, a Prefeitura de Mossoró entregou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e constatou, in loco, a atuação e avanço da produção rural no município. A partir do programa “Mossoró Rural”, a vida do agricultor que atua na região mudou e abriu novas perspectivas de crescimento.

Em uma dessas visitas, no Assentamento São Romão, o prefeito Allyson Bezerra e o secretário de Agricultura, Faviano Moreira, puderam sentir de perto o resultado do empreendedorismo do produtor local aliado ao auxílio da Prefeitura, a partir das ações do programa “Mossoró Rural”.

“Nessas visitas nesse fim de semana, na zona rural, constatamos os resultados do programa “Mossoró Rural”, que é o maior programa de assistência técnica ao homem do campo. Então nessa visita a gente teve a oportunidade de estar com agricultores do assentamento de São Romão que trabalham diretamente com batata doce e com melão, inclusive na exportação para outras partes do nosso país. Aqui, a equipe da Secretaria de Agricultura fez um trabalho técnico para que o agricultor pudesse ter a diminuição da tarifa de energia, junto com a COSERN, a disponibilidade do CAF junto ao Ministério da Agricultura, que deu a condição de conseguir, além da Tarifa Verde, benefícios como a outorga do poço de água, incentivos da parte tributária junto à parte de ICMS, e nós também tivemos  oportunidade de fazer, também, um trabalho de assistência técnica para que o agricultor pudesse ampliar a sua produtividade. Além disso, também, como serviço de infraestrutura. Essa comunidade também recebeu a melhoria da estrada, através do maquinário feito para a infraestrutura rural. Então as estradas tiveram uma melhoria significativa que dá condição de escoamento para a produção do Sítio São Romão”, detalhou o prefeito Allyson Bezerra.

O agricultor Maxsuel da Silva, que desde 2011 atua na região, só recentemente conseguiu ter acesso a benefícios de programas de políticas públicas, graças a assistência técnica oferecida pelo Município. Em franca expansão, ele tem 150 hectares com produção de melão, e outros 30 hectares com batata doce.

“A mudança tem vindo, né? Com a ajuda da Prefeitura, a gente hoje tem uma inscrição estadual que trouxe muito benefício para a nossa região. Eu como produtor, estou podendo desfrutar desse benefício, com o acesso a Tarifa Verde, que como pequeno produtor, a gente tinha muita dificuldade para chegar. E hoje, com o apoio da Secretaria de Agricultura, de toda a infraestrutura que a Prefeitura oferece, o produtor aqui da nossa região vem conseguindo um acesso mais fácil, e se desenvolvido mais. Além disso, a infraestrutura das estradas tem trazido uma melhoria para a nossa região, com a gente podendo escoar melhor a produção. Hoje está tranquilo. A gente não tem mais problema de estrada, então isso é uma gestão bem feita”, declarou Maxsuel.

O agricultor Maxsuel da Silva: "gestão bem feita"

Os investimentos com o programa “Mossoró Rural” estão sendo ampliados, passando dos atuais R$ 1 milhão e 100 mil, para R$ 1 milhão e 600 mil.

Titular da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), Faviano Moreira, detalhou as ações do programa junto ao produtor rural do município de Mossoró.

“São ações como a gente fala na Secretaria, da porteira pra dentro e da porteira pra fora. Nessa porteira pra dentro, a gente entra com a consultoria, com os agrônomos, a parte de orientação, discussão sobre as técnicas de manejo, de produção. E da porteira pra fora, com apoio logístico, por exemplo, com relação a outorga d'água, a Tarifa Verde, isenção de CMS junto à COSERN, o apoio logístico, o trabalho junto às cooperativas pra que esse produto possa ser comercializado para a média de escolar. Enfim, garantindo a condição de que ele possa comercializar o produto que ele plantou aqui nessa região agrícola, que é a região mais produtiva de Mossoró, que é o polo Maísa”, pontuou Faviano Moreira.