quarta-feira - 15/09/2021

Programa Mossoró Rural formaliza primeira cooperativa na comunidade de Senegal

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) comunicou a primeira formalização de cooperativa na comunidade Senegal, na zona rural de Mossoró, pelo Programa Mossoró Rural. A Multicooperativa Agrícola do Senegal trabalhará com vários tipos de produtos.

“Vamos trabalhar com apicultura, suinocultura, avicultura, artesanato, produção de doce, de polpa de fruta, de cajuína, uma infinidade de ideias que a gente vai colocar em prática aqui”, disse Francisco Damião de Andrade Silva, presidente da cooperativa do Senegal.

O presidente eleito da cooperativa ressalta ainda a importância de os agricultores familiares reunirem-se para comercializarem seus produtos. “A cooperativa em nossa comunidade é de fundamental importância, tendo em vista que, a maioria dos agricultores perde seu produto por falta de comercialização e falta de conhecimento. É justamente isso que a cooperativa está fazendo na nossa comunidade, a oportunidade de irmos longe”.

A ideia da formação da cooperativa, segundo Francisco Damião, surgiu após visita de agrônomos à comunidade durante fiscalização do corte de terra. O presidente explicou que os profissionais se depararam com a produção de uma fruta exótica e ouviram dos agricultores ideias para aumento da produção.

“Numa dessas visitas de fiscalização de corte de terra, os agrônomos estiveram na propriedade e viram a produção de pitaya. Eles também ouviram da gente os projetos. A partir daí unimos o útil ao agradável e chegamos agora com a formação da cooperativa e fortalecimento da agricultura familiar. A gente esperava por esse momento há muito tempo.

O titular da pasta municipal Faviano Moreira destaca que a partir de agora a cooperativa pode organizar os 35 cooperados e adquirir insumos, como também organizar a venda dos produtos e promover o desenvolvimento da comunidade.

“Nós entendemos que o caminho para o pequeno agricultor é se juntar em associações, nesse caso numa cooperativa, para que ele tenha condição de entrar no mercado, tanto adquirindo insumos quanto vendendo seus produtos com a condição maior de competitividade. Com isso, ele gera renda, desenvolvimento rural”, disse Faviano que informou ainda que o programa tem quatro grupos formados.

O Mossoró Rural é desenvolvido pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).

O programa estima contemplar aproximadamente 1.100 produtores rurais do município. O investimento é de mais de 1 milhão de reais, de recursos da Prefeitura de Mossoró e do Sebrae. O Mossoró Rural foi lançado no último dia 27 de julho.