terça-feira - 01/04/2025
Programa "Mossoró Rural" dá assistência técnica a cerca de 30 avicultores
Por: Edinaldo Moreno

O programa “Mossoró Rural”, realizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), vem transformando a zona rural desde a sua implementação em 2023, beneficiando agricultores familiares de diversas localidades.
A medida transformou o cenário agropecuário do município e no período já beneficiou centenas de produtores com assistência técnica mensal. Ele fortalece as comunidades rurais e promove o desenvolvimento sustentável, apoio à agricultura local e garante o sustento dos agricultores familiares. Uma dessas cadeias é da avicultura.
Mensalmente, o programa assiste cerca de 30 produtores. Um deles é Paulo Ricardo, que tem um aviário em sua localidade no Assentamento Terra da Esperança. O avicultor contou que iniciou o trabalho a partir do momento que procurou a Secretaria de Agricultura do município. Ele começou nesse processo há pouco mais de 1 ano.
“Trabalho com avicultura faz um ano e três meses. Procurei a Secretaria de Agricultura e desde então venho trabalhando nessa cadeia produtiva e planejo a expansão. Eu recebo assistência técnica e gerencial do programa desde a estrutura, formação do piquete para as galinhas, definição da linhagem que vamos trabalhar e gerenciamento de custos e investimentos”, disse.
Paulo Ricardo destaca que antes da assistência técnica tentou várias vezes sem sucesso, pois, segundo ele, era uma produção amadora de quintal. “Tinha problemas com doença, com produção das galinhas e a partir da consultoria teve todo esse entendimento. Esse trabalho é muito importante, principalmente para o pequeno produtor que está começando agora”, frisou.
O avicultor explica que pretende expandir o seu trabalho. Atualmente, a produção do aviário, montado em sua propriedade, conta aproximadamente 180 ovos por dia. “Eu trabalho aqui com cerca de 200 galinhas e a produção gira em torno de 180 ovos por dia. Até maio queremos construir outro aviário e a tendência é a gente ter de 300 a 400 galinhas aqui”, relatou.
O coordenador de Pecuária da Secretaria de Agricultura enfatiza mais um caso de sucesso na zona rural de Mossoró, através do programa "Mossoró Rural". “Estamos aqui diante de uma propriedade que produz ovos de galinha de postura. O produtor Paulo Ricardo tem um contato direto com a gente onde inicialmente ele começou sua produção com um Dia de Campo, que realizamos na Feira do Bode. Lá ele começou a conhecer como funcionava a produção de galinha e nos procurou em busca de algum serviço de assistência e prontamente conseguimos encaminhá-lo a um profissional e também, com apoio da Secretaria de Agricultura, conseguimos realizar alguns projetos de financiamento técnico em parceria com outras instituições”.
Secretário de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira celebra o programa "Mossoró Rural". “O programa 'Mossoró Rural' dá assistência e apoio técnico ao homem e à mulher do campo. Paulo é um avicultor que participou de diversas ações que realizamos e a partir daí ele começou a produzir e tem conseguido ter bons índices que servem de exemplo para outros produtores para dizer que pode começar com assistência técnica e apoio e é isso que o 'Mossoró Rural' faz dando oportunidade ao agricultor de ter essa capacitação”.
O prefeito Allyson Bezerra visitou a propriedade de Paulo Ricardo e ressaltou a importância do trabalho da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura, na zona rural do município.
“O programa 'Mossoró Rural' chega ao homem e à mulher do campo com assistência técnica no que há de melhor feito pela nossa Secretaria de Agricultura, em parceria com o Senar, com o Sebrae e o nosso objetivo é disponibilizar técnicos para que a gente consiga evoluir na produtividade. Aquele agricultor ou agricultora que quer montar um pequeno negócio tem a oportunidade de ter esse acompanhamento técnico e conseguir empreender dentro da zona rural de Mossoró”.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA
A assistência técnica contempla diversas áreas de produção vegetal e animal. Além da avicultura, o programa disponibiliza assistência técnica para apicultura, ovinocaprinocultura, piscicultura/carcinicultura, suinocultura, cajucultura, bovinocultura e fruticultura.
As atividades desenvolvidas pelo programa permitem ao agricultor conseguir acesso às tecnologias, os manejos atuais, fazendo com que tenha mais ferramentas e mais condições de produzir com menor custo.
.jpeg)