quarta-feira - 01/06/2022

Programa "Mossoró Forragem" garante alimentação para animais durante a estiagem

Por: DIRETI

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), vem desenvolvendo o programa “Mossoró Forragem”, que tem como objetivo garantir alimento para os animais no período da estiagem. A iniciativa do município conta com parceria do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER/RN).

O programa “Mossoró Forragem” faz parte das políticas públicas do município voltadas para a garantia de melhorias para o homem do campo. De acordo com o engenheiro agrônomo da SEADRU Cleiton Dantas, a meta do programa é produzir a maior quantidade possível de forragem para garantir que os animais tenham alimento no período de seca. O objetivo do programa é exatamente produzir a maior quantidade possível de forragem para que o homem do campo tenha suporte forrageiro para dar aos seus animais, seja caprino ou bovino”, ressaltou.

Segundo Cleiton, até o momento treze comunidades rurais já foram atendidas com o programa e ainda existem muitas localidades a serem atendidas. Cleiton reforça que os próprios produtores podem solicitar o serviço junto à Secretaria Municipal de Agricultura. “Nós estamos com dois tratores realizando o trabalho e a nossa agenda para a produção de forragem ainda está bem concorrida”, declarou.

Nesta quarta-feira (1º), a produção de forragem aconteceu no Projeto de Assentamento Favela, onde o produtor Paulo Roberto disse que a expectativa é produzir 30 mil quilos de forragem. De acordo com o produtor, o programa representa um benefício importante para os pequenos produtores, porque através do programa é possível produzir uma quantidade maior de forragem em pouco tempo.

Paulo Roberto explica que essa quantidade de forragem é suficiente para alimentar os animais durante todo o período seco. “Esse programa é muito importante porque trouxe agilidade e auxilia a gente na produção de forragem para alimentar os animais nos quatro meses de seca”, destacou Paulo Roberto.

Podem participar do programa agricultores que tenham interesse em conservar a forragem e manter a qualidade nutritiva para ser ofertado aos animais durante a estiagem. O agricultor que quiser fazer parte do programa deve entrar em contato pelo número de telefone 3315-5189, que também funciona como WhatsApp. A equipe trabalha por agendamento. Os documentos necessários são o CPF, RG e comprovante de residência.