sexta-feira - 03/01/2025

Programa “Jovem Empreendedor Rural” capacitou mais de 600 jovens

Por: Edinaldo Moreno

Foto: Arquivo/Divulgação/PMM Foto: Arquivo/Divulgação/PMM

As duas primeiras edições do programa “Jovem Empreendedor Rural” capacitaram mais de 600 jovens de diversas localidades da zona rural do município. O programa é realizado pela Prefeitura de Mossoró e desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 A missão da iniciativa, realizada nos anos de 2023 e 2024, é levar educação empreendedora aos jovens participantes do projeto destas localidades, fomentando a criação de agentes de transformação em suas comunidades. As oficinas são voltadas para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, como planejamento, gestão financeira e liderança. “Foi um período muito enriquecedor”, destaca Júlia Costa, coordenadora do programa. “Conseguimos capacitar 600 jovens em 30 comunidades rurais. Nós trabalhamos as principais características do empreendedorismo fazendo com que esse jovem pense no futuro e em qual profissão seguir e identificando potencialidades dentro das comunidades rurais”.

O programa passou pelas comunidades Paulo Freire, Nova União, Novo Espinheirinho, Cordão de Sombra, Boa Fé, Hipólito, PA Carmo, Lorena, Olho D’Água Velho, Cabelo de Nego, Vingt Rosado, Santa Rita, Sussuarana, entre outras.

Júlia Costa confirma para este ano a terceira edição do programa. “É muito bom saber que a gente contribui um pouquinho para que eles possam crescer profissionalmente no futuro. Agora em 2025 vamos ter a terceira edição. Já temos aproximadamente 10 comunidades cadastradas e daremos início de janeiro a fevereiro a nova edição do programa”.

O programa é dividido em cinco etapas, sendo que a primeira é a fase de mobilização, através do contato com os líderes da comunidade. Em seguida faz a mobilização com os pais apresentando toda a didática que será executada com os filhos e um momento de conscientização para que se sintam parte do processo. Há ainda de dois a três momentos com os jovens, onde são aplicados os conceitos voltados ao empreendedorismo.

Anterior Próximo