terça-feira - 13/06/2023

Programa Garantia Safra: Prefeitura realiza visita de verificação de plantio e colheita

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró está realizando visitas de verificação de plantio e colheita do Programa Garantia Safra (PGS) 2022/2023 em comunidades rurais do município. A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) está à frente da ação.

Agrônomo da Seadru e técnico responsável pela vistoria de plantio e colheita, Edimar Tavares explica que esta é a penúltima etapa de avaliação da safra do período chuvoso no semiárido brasileiro. Ele destaca que o Ministério da Agricultura se baseia em quatro parâmetros para avaliar se houve perda na lavoura de sequeiro em todos os municípios que compreendem a região e fazem parte do Programa Garantia Safra.

“O Ministério da Agricultura se baseia em quatro parâmetros para definir se houve perda. Esses parâmetros são dados do Instituto Nacional de Meteorologia, dados de produção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres e os laudos de verificação de plantio e colheita, esses que estamos fazendo in loco onde a família plantou”.

Edimar Teixeira informou que foram enviados 30 laudos. A equipe deve concluir essa etapa nesta quarta-feira (14). “30 agricultores e agricultoras foram selecionados para a gente ir a campo observar como foi feito esse plantio. Esse laudo contempla vários aspectos, como o dia que o agricultor iniciou o plantio, data da colheita, tipo de semente, entre outros. Nós também realizamos o georreferenciamento da área”, disse.

O agrônomo salienta que essas questões servirão para subsidiar o Ministério da Agricultura para avaliar se houve perda ou não na produção de sequeiro. Edimar Teixeira salienta que caso se confirme perdas superiores a 50% cada agricultor beneficiário receberá um valor de R$ 1.200,00 (mil e duzentos).

“Este é o primeiro ano com reajuste do "Seguro Safra". É um apoio para repor parte dessas perdas que as famílias tiveram nos cultivos de sequeiro aqui na região semiárida”, finalizou.

A equipe da Secretaria de Agricultura já visitou agricultores em São João da Várzea, Olho D’Água Velho, Cordão de Sombra, Quixaba, Assentamento Vingt Rosado, Assentamento Solidão, Assentamento Santa Rita de Cássia, PA Maísa, Assentamento São Romão, Sítio Pau Branco, Riacho Grande, Assentamento Terra Nossa e Assentamento Nova Esperança. Nesta quarta-feira está programada visitas no Assentamento Olga Benário, Assentamento Jurema, Recanto da Esperança e nova visita em Cordão de Sombra.