segunda-feira - 07/03/2022

Programa Embaixadores: Estudantes selecionados participam de palestras de formação

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró realizou na quinta-feira (3) e na sexta-feira (4) palestras de formação com os estudantes selecionados para atuar no programa “Embaixadores: Juventude e Cidades Sustentáveis”. Os dois primeiros encontros foram realizados no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.

O programa “Embaixadores” é desenvolvido pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, (SEIMURB), por meio da Gerência Executiva de Educação Ambiental (GEEA) e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

A iniciativa tem como base a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e visa levar a Educação Ambiental crítica para as unidades escolares da rede municipal por meio de palestras presenciais e atividades práticas nas Escolas e Unidades de Educação Infantil, além de possibilitar para os alunos selecionados um contato prévio com planejamento e execução de Projetos de Educação Ambiental.

“Essa é uma etapa muito importante do programa, pois nós levamos formação de nivelação para os embaixadores que foram selecionados. Nós trazemos temáticas que são importantes e pertinentes ao programa, tais como: Agenda 2030; Fundamentos da Educação Ambiental. Nós preparamos os jovens e nas próximas semanas nos seguimos com o planejamento e a execução do programa”, explicou Zildenice Guedes, gerente de Educação ambiental do município.

As palestras formativas foram ministradas por professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). “É um processo importante para os jovens que estão entrando no programa a partir das atividades que serão desenvolvidas. A Educação Ambiental tem um papel relevante para contribuir nas mudanças de valores da sociedade. O nosso papel é alertar as pessoas sobre qual a importância da natureza, a relação que devemos ter com o meio ambiente e restaurar aquilo que foi degradado. Isso passa por atitudes que devemos adotar no nosso dia a dia, chamando atenção, a mudança de comportamentos, e ainda, com destaque para a legislação ambiental vigente na proteção da nossa natureza”, evidenciou Betânia Torres, professora do curso de Gestão Ambiental da UERN.

Abertura da formação com os embaixadores 2022 na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. Foto: Divulgação/PMM

Isaac Moisés Pereira da Silva, estudante de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), é um dos estudantes selecionados na edição 2022. “Esse programa vai agregar mais conhecimento na minha formação. Eu acredito que seja relevante o debate, pois ainda existem muitas pessoas leigas na área, e isso acaba gerando danos ao meio ambiente, direta ou indiretamente, sem nem ter a consciência disso. É um programa muito interessante, pois trabalha diretamente com as crianças com palestras nas escolas públicas. O ensino básico é primordial disseminando conhecimento e boas práticas ambientais ao público infantil”, pontuou.

Os alunos selecionados atuarão como embaixadores das escolas municipais por um período de 10 meses. “O programa foi lançado no ano passado e neste ano abrimos para todas as áreas de conhecimento. Nós temos alunos dos cursos de Matemática, Direito e Pedagogia, por exemplo. A área ambiental é interdisciplinar e transversal, perpassando todas as áreas de conhecimento. Ficamos muito felizes porque neste ano conseguimos alcançar outras áreas que vão contribuir para o sucesso do programa”, concluiu Zildenice Guedes.