quarta-feira - 22/12/2021

Programa “Embaixadores” 2021 entrega certificados aos estudantes voluntários

Por: Thiago Braga

Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Mossoró realizou o encerramento das atividades do programa “Embaixadores 2021: Juventude e Cidades Sustentáveis”. Na ocasião, no Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira, a coordenação do programa realizou entrega de certificados aos estudantes voluntários que participaram das atividades como embaixadores.

O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). A iniciativa promoveu educação ambiental por meio de palestras virtuais e oficinas práticas.

A Gerência de Educação Ambiental do município faz um balanço positivo das atividades desenvolvidas neste ano e já projeta a edição de 2022. “Para nós foi muito importante esse momento de conversarmos com os embaixadores voluntários no encerramento das atividades do programa. Nós entendemos que conseguimos fazer um bom programa e atingimos nossos objetivos e metas. Agora vamos trabalhar e pensar no formato do programa para o próximo ano”, destacou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental.

O programa abordou temas como: resíduos sólidos e reciclagem; mudanças climáticas; desenvolvimento sustentável, entre outros. “O programa é de extrema importância. É um projeto-piloto que desperta na população a necessidade ativa do nosso relacionamento com o meio ambiente. O tema deste ano veio mostrar a importância e nossas responsabilidades com as novas realidades ambientais. Nós aproveitamos o momento para parabenizar a todos os estudantes que se dispuseram a orientar, educar, instruir as pessoas. Isso é uma dádiva despertada nos embaixadores e que a população irá sentir os frutos num futuro bem próximo”, enalteceu Cleciano Rebouças, diretor de Meio Ambiente e Urbanismo.

O programa “Embaixadores” 2021 contou com a participação de 11 estudantes universitários de várias áreas do conhecimento. “Foi gratificante fazer parte do programa que atendeu todas as expectativas que nós tínhamos. Além disso, a iniciativa nos deu confiança e capacidade de atuar como gestores do meio ambiente e educação ambiente. O retorno que tivemos por parte da população foi recompensador e já estamos aguardando a próxima edição do programa”, revelou Débora Silva Marcelino de Sousa, participante do programa enquanto graduanda em Biologia.

Titular da SEIMURB, Rodrigo Lima também participou da entrega dos certificados aos estudantes voluntários do programa. “Essa é mais uma das muitas iniciativas que desenvolvemos ao longo deste ano. Um programa muito importante para conscientizar os jovens sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, bem como despertar em toda a sociedade a necessidade de debater temas pertinentes para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta”, pontuou Rodrigo Lima, secretário municipal de Infraestrutura.

Representantes da Secretaria Municipal de Educação também participaram do encerramento do programa no Parque Municipal. “Para a Secretaria Municipal de Educação é uma felicidade muito grande contribuir com o programa. A parceria realizada neste ano foi muito proveitosa para os alunos da rede municipal de ensino. O nosso compromisso é seguir juntos avançando cada vez mais para tornar Mossoró uma cidade melhor, mais desenvolvida e com políticas voltadas à educação ambiental”, evidenciou Evanice Fernandes, diretora executiva da SME.

“Foi um programa que produziu muito conteúdo, promoveu engajamento, levou educação ambiental para a rede municipal de ensino e para além das escolas, através das palestras transmitidas pela internet”, completou Zildenice Guedes.