segunda-feira - 02/02/2026

Programa de melhoramento genético contempla novos produtores com inseminação artificial em animais

Por: Edinaldo Moreno

Walmir Alves (SECOM/PMM) Walmir Alves (SECOM/PMM)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Sebrae) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram na manhã desta segunda-feira (2) mais uma etapa do programa de melhoramento genético na zona rural de Mossoró. Produtores das comunidades Santa Fé e Santana foram contemplados com esta nova etapa e tiveram seus animais inseminados artificialmente. A iniciativa faz parte do programa “Mossoró Rural”.

A equipe realizou os diagnósticos gestacionais nas vacas dos produtores das comunidades Santana e Sítio Boa Fé. As atividades do projeto de inseminação artificial retornaram no último mês de janeiro com novos beneficiados. A iniciativa tem o objetivo de melhorar geneticamente o rebanho e aumentar a produtividade do pequeno produtor rural beneficiado pelo programa.

Inácio Ferreira é produtor rural e reside na comunidade Santana, à direita do rio, na zona rural de Mossoró. Ele destacou a importância de participar do programa e frisou que é a primeira vez que os animais são inseminados artificialmente.

“É a primeira vez que a gente está participando. Estou achando ótimo esse programa da Secretaria de Agricultura e do Sebrae. Fiz meu cadastro na Secretaria para participar do programa de melhoramento genético do meu rebanho. Estou muito feliz mesmo”, disse o agricultor.

Inseminação artificial ocorreu na manhã desta segunda-feira na comunidade Santana. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

Das 16 vacas de seu rebanho, 5 passaram pelo procedimento nesta manhã. O veterinário Carlos Henrique, que também é consultor do Sebrae, explicou como é realizado todo o processo de inseminação artificial nos animais dos produtores cadastrados do programa de melhoramento genético.

“É uma tecnologia que chega ao produtor rural para melhorar a atividade e a produtividade. Colocamos sêmen nessas vacas. A gente trabalha com a taxa de fertilidade em torno de 60%. Então fizemos cinco inseminações nesta propriedade, duas ou três irão ficar prenhas”, frisou o veterinário.

Os produtores beneficiados recebem assistência técnica e consultoria. O programa de melhoramento genético beneficia produtores rurais de comunidades. As atividades desenvolvidas pelo “Mossoró Rural” permitem ao agricultor conseguir acesso às tecnologias, aos manejos atuais, fazendo com que tenha mais ferramentas e mais condições de produzir com menor custo. 

Coordenadora de Pecuária da Seadru, Aparecida Fernandes falou que outros produtores rurais serão contemplados com a medida nas próximas semanas. “Retornamos com esta etapa do programa de melhoramento genético que visa não só aumentar a quantidade desses animais, mas também melhorar a produtividade. Já fizemos neste retorno nas comunidades Santana, Sítio Boa Fé e também no Carmo 51 diagnósticos gestacionais e iniciamos as primeiras inseminações. Foram sete inseminações até o momento nestas três localidades”, disse.

Veterinário Carlos Henrique é responsável pela inseminação artificial. Foto: Walmir Alves
Anterior Próximo