terça-feira - 20/05/2025
Programa “Criança Feliz” realiza atividades na Escola Monsenhor Mota para pais e alunos
Programa "Criança Feliz" realiza atividades em escola municipal para conscientizar sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Por: Solange Santos
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), por meio do programa “Criança Feliz”, realizou mais uma ação de conscientização de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com os alunos e pais da Escola Municipal Monsenhor Mota.

“Esse trabalho é de conscientização, de aprendizagem, de passar conhecimentos, orientações para as nossas crianças. Elas precisam estar alertas do que pode e do que não pode ser tocado no seu corpinho. Vamos fazer inclusive esse trabalho hoje não só com elas, mas também com as famílias, porque não basta só conscientizar as crianças, é muito importante conscientizar as famílias também”, enfatizou Jailma Soares, diretora da escola.

O programa “Criança Feliz” é de responsabilidade da (Semasc). Todas as ações realizadas tem como objetivo trabalhar de forma lúdica com as crianças, o cuidado e a conscientização para que possam entender e como se protegerem de abusos. Um trabalho que une profissionais já atuantes na área e estagiários. Giovanna Clemetino é aluna de psicologia e faz parte quadro de estagiários do programa “Criança Feliz”. Ela declara que desenvolver esse trabalho com menores faz lembrar da infância e a impulsiona a exercer um profissionalismo mais humanizado.

“É muito gratificante trabalhar com esse público tão promissor que são nossas crianças. Quando olhamos para cada uma delas, vem na memória lembranças da nossa infância. Nosso desejo é que elas passem por experiências maravilhosas na vida e que sejam protegidas contra abusos e exploração sexual. Buscamos levar ao máximo nosso profissionalismo com muita humanidade para acolher e tentar proteger cada criança”, disse.

A luta contra o abuso e a exploração sexual não pode parar. É preciso unir vários saberes da psicologia, serviço social, pedagógico entre outros, para dialogar com crianças e adolescentes fazendo com que eles estejam atentos a qualquer toque indevido. É por isso que a Prefeitura de Mossoró também dialogue com as famílias. A Prefeitura, por meio da assistência social, busca fazer seu papel e com o apoio dos pais esse trabalho será bem mais fortificado.


