quarta-feira - 07/01/2026
Programa “Criança Feliz” promove mais fortalecimento familiar e desenvolvimento na primeira infância
O programa tem como principal objetivo fortalecer o vínculo dessas famílias.
Por: Solange Santos
O programa “Criança Feliz”, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), realiza ações com crianças da primeira infância, visando trabalhar o desenvolvimento infantil, fortalecendo vínculos familiares e garantia de direitos.
“O programa tem como principal objetivo fortalecer o vínculo dessas famílias. Todos os recursos que utilizamos são coisas que elas podem reproduzir e trabalhar com as crianças. As visitas têm um olhar muito sensível para identificar algumas demandas, compreendendo as dificuldades e questões dentro do lar. Apresentamos à mãe os pontos observados como coordenação motora, percepção sensorial entre outras. É na primeira infância que a criança desenvolve todas as suas principais habilidades que serão aprimoradas na fase adulta”, declarou Pâmela Lima, coordenadora do programa "Criança Feliz".

O programa conta com uma equipe de visitadores capacitados, acompanhando famílias de diversos bairros da cidade, como Barrocas, Santo Antônio, Sumaré, Alto de São Manoel, Belo Horizonte e Abolições, atuando com a educação, saúde entre outras políticas públicas. Um trabalho que a mãe da pequena Nicole, Maria Jaqueline, reconhece sua relevância.
“Eu notei que depois que a minha filha começou a participar do programa ‘Criança Feliz’ ficou estimulada a brincar mais, a escrever coisas, a ter curiosidade. Eu preciso trabalhar fora e minha filha fica em casa com minha irmã. É bom saber que ela vai ter essa assistência das visitadoras brincando e trabalhando pontos importantes no aprendizado dela”, enfatizou.
