sexta-feira - 31/08/2018

Programa Crescer Saudável será realizado nas escolas

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró lançou oficialmente na manhã desta sexta-feira (31) o Programa Crescer Saudável. O programa tem o objetivo de garantir o adequado acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, prevenindo, controlando e tratando a obesidade infantil. As atividades de orientação e prática vão começar nesta segunda-feira (03) em 45 UEIS e Escolas Municipais. O evento aconteceu das 8h às 13h no auditório da Estação das Artes. O secretário de Saúde, Benjamin Bento, lembrou que em outros momentos o RN tinha como um dos grandes problemas a desnutrição e que agora é um novo momento. “As crianças no estado morriam por desnutrição, hoje as coisas melhoraram. As Unidades Básicas de Saúde e Escolas Municipais estão reunidas com o objetivo de combater a obesidade e sobrepeso.”, destacou o secretário. A vice-prefeita Nayara Gadelha participou da solenidade e destacou que esse programa deve continuar no Município. “É nas Unidades Básicas de Saúde que começa o contato com os pais, e eles passarão a ter uma atenção melhor com os filhos. A obesidade é uma coisa que atinge o mundo todo e Mossoró está dando passos importantes nessa luta.”, finalizou Nayara. [caption id="attachment_7566" align="alignnone" width="1024"] Alexandro Fernandes e sua filha Wberlânia falando da importância do Crescer Saudável.[/caption] Alexandro Fernandes, morador do bairro Santo Antônio, é pai de Wberlânia da Silva, 09 anos. Ele conheceu o Crescer Saudável na Escola Municipal Raimundo Fernandes, onde estuda a filha. “As nutricionistas passaram lá orientando como tem que se alimentar, para ter um crescimento saudável. A médica já verificou o peso e altura da minha filha, até exame já solicitou. Foi feito todo acompanhamento com ela.”, destaca Alexandro. Ele ainda lembra que as orientações também vão servir para o seu dia a dia. “Eu também vou aprender como se alimentar melhor, porque às vezes a gente come muita besteira na rua.”, pontuou. [caption id="attachment_7567" align="alignnone" width="1024"] Marcos Jocélio e sua mãe Maria Cleonice durante fala de expectativa do funcionamento do Crescer Saudável.[/caption] Maria Cleonice trouxe seu filho, Marcos Jocélio, 06 anos, para acompanhar de perto o lançamento do Crescer Saudável, ambos são do bairro Aeroporto e ela aprova a iniciativa da Secretaria de Saúde. “Acho muito bom porque vai me ajudar a como alimentar meu filho de forma mais saudável. Tenho uma filha que já está em estado de obesidade e com meu filho eu vou poder prevenir melhor.”, afirma Cleonice.