quinta-feira - 27/12/2018

Programa Crescer Saudável realiza oficina culinária com pais e crianças em Passagem de Pedras

Com o objetivo de garantir o adequado acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, prevenindo, controlando e tratando a obesidade infantil, o Programa Crescer Saudável segue visitando Escolas Municipais e Unidades de Educação Infantil para orientar alunos(as), pais e servidores a respeito da prática de uma alimentação mais saudável. Na manhã desta quarta-feira (26) os profissionais da Secretaria de Saúde foram à Escola Municipal Vereador José Bernardo, na comunidade de Passagem de Pedras, para realizar uma oficina culinária, dando continuidade ao calendário de ações do Crescer Saudável.
"Essas oficinas visam sensibilizar todos para a importância de prepararmos nosso próprio alimento, diminuindo o consumo de alimentos processados e despertando para importância de preparações saudáveis e seguras. Nosso objetivo é contribuir para prevenção e tratamento da obesidade infantil com atividades de educação alimentar, nutricional e práticas corporais, bem como com orientações para mudanças de atitudes com apoio do NASF, incluindo nutricionistas, educadores físicos e os psicólogos também. É a saúde e a comunidade juntas na luta contra a obesidade infantil.", destaca Ivana Moraes.
As atividades de educação em alimentação saudável acontecem de forma sistemática e são desenvolvidas em conjunto pelas equipes de Saúde da Família das UBSs e da Política de Alimentação e Nutrição. Segundo a nutricionista Ivana Moraes, coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição, esses encontros vão despertar novas possibilidades de prevenção a obesidade e sobrepeso nas escolas. “Foram desenvolvidas oficinas educativas com os pais e crianças e agora as oficinas culinárias. Os educadores físicos e psicólogos do NASF também se reuniram com eles. Nosso objetivo é trabalhar atividades de educação alimentar e nutricional, bem como atividades recreativas de forma sistemática nas salas de aula, contribuindo para adoção de hábitos saudáveis, incidindo assim na prevenção e tratamento da obesidade infantil.”, explica Ivana. O Crescer Saudável foi lançado oficialmente no mês de agosto e vai visitar 45 Escolas Municipais e Unidades de Educação Infantil. O público-alvo do programa é formado por crianças de até 10 anos que estejam regularmente matriculadas em UEIs, Escolas Municipais de 1ª a 4ª série e que sejam atendidas nas UBSs. Os pais dos alunos também estão dentro desse grupo por serem peças fundamentais no combate do sobrepeso ou obesidade nas crianças. A ação acontece em parceria com a Secretaria de Educação.