terça-feira - 29/07/2025

Profissionais da Atenção Primária à Saúde de Mossoró passam por capacitação

Por: Thiago Braga

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM) Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró realizou uma série de encontros com profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) visando o aperfeiçoamento dos atendimentos e serviços prestados ao público. Na manhã desta terça-feira (29), a última reunião do ciclo de capacitações aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Pref. Alcides Belo, no bairro Aeroporto.

Nos encontros, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu profissionais com atuação nas Unidades Básicas de Saúde dos distritos Norte, Sul, Leste e Oeste. Também participaram enfermeiros e diretores das Equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Lucianny Guerra. 

"Estamos concluindo uma série de encontros com enfermeiros e diretores das Unidades Básicas de Saúde. Momentos oportunos para criar vínculos, tirar dúvidas e passar para o público as atualizações no que diz respeito ao cofinanciamento. Estamos discutindo as questões inerentes ao vínculo e acompanhamento, todos os indicadores, trabalhando firmemente junto aos agentes comunitários de saúde, visitando as unidades e repassando toda essa mudança que está tendo na Atenção Primária à Saúde, através do Ministério da Saúde, que é um novo cofinanciamento que já está vigorando", explicou Lucianny Guerra, diretora de Atenção Primária à Saúde (APS) do município. 

Durante esses encontros, foram apresentados: indicadores do novo cofinanciamento; atualização do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), versão 5.4.9; monitoramento da produção dos profissionais que atuam diretamente na ESF, entre outros pontos.

Cibele Torres. 

"São momentos sempre muito importantes para repassar para os profissionais que estão na assistência, atuando diretamente com os nossos usuários, porque eles precisam alimentar bem o sistema, eles precisam captar bem essas informações para que, registrando bem no sistema, a gente consiga os repasses que vêm do Ministério da Saúde. Constantemente, estamos fazendo esses treinamentos, atualizando as informações que vem do Ministério, capacitando para a inserção dessas informações no sistema de informação, para conseguir ter um bom resultado, uma análise desses dados para captar bem esses recursos", explanou Cibele Torres, coordenadora da Central de Processamento de Dados (CPD) da Secretaria Municipal de Saúde.

Entre os objetivos das capacitações estão: Aprimorar a qualidade da Atenção Primária à Saúde; Fortalecer os vínculos com a comunidade e o acesso aos serviços de saúde; Acompanhar o desempenho das equipes; Incentivar a melhoria dos componentes de vínculo, acompanhamento e qualidade (indicadores de desempenho).

"Temos metas a cumprir, indicadores que precisamos alcançar para que possamos ter uma nota que é elencada como ótimo, bom, suficiente e regular. Nossa meta é trazer as Estratégias de Saúde da Família de Mossoró para o ótimo, para que possamos passar o melhor para a nossa população", pontuou Lucianny Guerra.

Francineide Medeiros. 

Os participantes aprovaram a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. "É muito importante a nossa atualização. A Prefeitura está sempre convidando os profissionais pra que sejam treinados e orientados como trabalhar esses nossos indicadores. Essas orientações, esses treinamentos pra toda a equipe enriquece cada vez mais. É importante aperfeiçoar, ver o que está em atualização para realizar o atendimento com excelência. Com o governo federal sempre modificando, tendo novas estratégias, então a Prefeitura está sempre se preocupando em treinar e nos orientar para melhorar cada vez mais o nosso atendimento com nossos usuários", declarou Francineide Medeiros, enfermeira.

Anterior Próximo