terça-feira - 10/12/2024

Professores do Atendimento Educacional Especializado participam de última formação do ano

A formação, que encerrou o ciclo de 2024, aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, no bairro Aeroporto.

Por: Maricelio Almeida

Curso foi desenvolvido ao longo do ano pela Secretaria Municipal de Educação (SME) — Foto: Célio Duarte (Secom/PMM) Curso foi desenvolvido ao longo do ano pela Secretaria Municipal de Educação (SME) — Foto: Célio Duarte (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró promoveu, nesta terça-feira (10), o último encontro do ano do curso “Por infinitas formas de aprender”, voltado para os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino. A formação, que encerrou o ciclo de 2024, aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, no bairro Aeroporto.

O curso foi desenvolvido ao longo do ano pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Educação Especial. Os encontros, também chamados de “Ateliês”, foram iniciados em abril, durante as ações do “Mossoró Inclusão”.

Curso contou sete encontros ao longo do ano

“Nós tivemos sete ateliês, quatro com a equipe da SME e três realizados nas unidades de ensino, em grupo, com estratégias e recursos que pudessem ser utilizados em sala regular, favorecendo a inclusão dos alunos com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tivemos aqui professores de 34 salas de recursos, além do Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) e as supervisoras das unidades”, explicou Leilimar Bezerra, coordenadora de Educação Especial.

Leilimar Bezerra, coordenadora de Educação Especial

Neste último encontro, o tema abordado foi “Luzes às nossas experiências colaborativas”, com foco nas produções desenvolvidas pelos professores durante a realização do curso. “Os materiais vão desde a criação de contextos até a confecção de pranchas de comunicação alternativa, materiais em relevo, como mapas e globos. Temos um leque de possibilidades, para que todos os estudantes possam garantir o seu direito de aprender e quebrar o estigma de que crianças com deficiência não aprendem”, pontuou Selma Bedaque, da Coordenadoria de Educação Especial.

Materiais produzidos durante o curso foram apresentados 

Os professores que participaram da atividade enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Mossoró. “Foram momentos muito ricos, de muita aprendizagem. E a gente vê que realmente precisa estar se atualizando, buscando novos recursos, novas acessibilidades para falar com os nossos alunos, trabalhar nas nossas escolas, sempre buscando e aprendendo bastante”, comentou Suely Katiana de Lima, professora da sala de recursos da Escola Municipal Profº. Alcides Manoel. 

Professora Suely Katiana

Mais salas de recursos multifuncionais 

A ampliação da quantidade de salas de recursos multifuncionais voltadas para o Atendimento Educacional Especializado é um dos avanços conquistados nesta gestão no que se refere à Educação Especial. No início de 2021, a Rede Municipal de Mossoró contava com apenas 14 unidades contempladas com salas de AEE em funcionamento, número que saltou para 34.

Tags:
Anterior Próximo