sexta-feira - 23/08/2019

Professores debatem comunicação assertiva na 10ª edição do projeto "Um olhar, uma escuta"

A Prefeitura de Mossoró realizou na noite desta quinta-feira (22), através da Secretaria de Educação, no Teatro Dix-Huit Rosado, o projeto ‘um olhar e uma escuta, a você educador’. Esta é a décima edição do projeto, que é realizado desde o ano de 2010. O tema desta edição falou principalmente sobre comunicação assertiva, onde o educador busca sempre uma conexão positiva com o seu aluno.

“O projeto tenta cuidar um pouco da saúde física e mental dos nossos professores. Neste mundo diário de muito estresse, os nossos professores precisam ser cuidados”, destacou a secretária de Educação do município, Magali Delfino, frisando também a importância do tema trabalhado. “Tratamos sobre a comunicação não-violenta. Nesse momento estamos tentando trazer um pouco para os nossos professores um tema tão abordado no dia de hoje”, falou.

A servidora pública estadual e mediadora de conflitos, Elanne Karine de Oliveira, foi a responsável pela palestra. “Falamos sobre empatia, que é um modo de se relacionar e de viver, modo de ver, e o modo de ver o mundo, onde a gente considera o que é mais importante para gente e para o outro. Os alunos aprendem quando a gente toca as emoções e isso é comprovado cientificamente”, explicou, Elanne.

Eliane Araújo, psicopedagoga da Secretária de Educação ressaltou a atenção do município em buscar sempre capacitar os profissionais da educação. “A palestra é importante porque serve também como formação para os professores. A comunicação não-violenta é um importante tema para ser abordado”, falou.

O objetivo da secretária de Educação com a palestra é o de promover espaços de reflexão e debates, frisando a saúde física e mental do educador.

Elanne Karine de Oliveira palestrou sobre comunicação assertiva. Foto: Pacífico Medeiros.