sexta-feira - 08/02/2019

Professores da Rede Municipal participam de Semana Pedagógica que marca a abertura do Ano Letivo 2019

Os professores da Rede Municipal de Educação lotaram o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, na noite desta quinta-feira (07), durante a abertura do Ano Letivo 2019 com a tradicional Semana Pedagógica. O evento, promovido pela Secretaria de Educação, é uma oportunidade para reunir os professores da Rede Básica para um momento de debate, reconhecimento e estimulo ao trabalho desenvolvido pelos educadores nas 96 Unidades Escolares da Prefeitura de Mossoró. A diretora executiva pedagógica, Maria Anunciata Bezerra, deu as boas-vindas aos professores e reforçou o protagonismo de cada um na vida dos seus alunos. “Sabemos dos desafios da escola, mas quando temos um objetivo em comum as coisas são diferentes. O nosso trabalho é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade. Somos nós que edificamos as bases dos jovens mossoroenses. Somos nós as protagonistas e os protagonistas do sucesso desses alunos.”, destacou a diretora executiva Anunciata, que estava substituindo a secretária de Educação, Magali Delfino, por estar cirurgiada. Ainda durante a fala de boas-vindas, Anunciata destacou que 34 alunos da Rede Municipal foram aprovados no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), além dos que foram premiados com troféus e medalhas em feiras de ciências. “Também temos o orgulho de dizer que quatro UEIs vão iniciar o Ano Letivo em prédios mais adequados. A Secretaria de Educação não mede esforços para proporcionar o melhor para as crianças mossoroenses.”, finalizou. A Secretaria de Educação também divulgou e premiou os projetos classificados na II  Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino (FECIRME), realizada em 14 de setembro do ano passado. [caption id="attachment_11942" align="alignnone" width="1280"] Projeto Capacete com LED classificado em 1° lugar do Colégio Evangélico Leôncio José de Santana.[/caption] [caption id="attachment_11944" align="alignnone" width="1280"] Projeto Placa Bloqueadora de Moto classificado em 2° lugar da Escola Municipal Dr. José Gonçalves.[/caption] [caption id="attachment_11943" align="alignnone" width="1280"] Projeto A Utilização da Energia Renovável no Ciclismo classificado em 3° lugar da Escola Municipal Senador Duarte Filho.[/caption] EXEMPLO DE SUPERAÇÃO NA SEMANA PEDAGÓGICA Durante a programação da Semana Pedagógica os professores do Município tiveram a oportunidade de conhecer um trabalho motivador e de superação de uma aluna do 7° ano da Escola Municipal Senador Duarte Filho. Apesar de não enxergar, a jovem Glória Maria, 12 anos, não se sentiu limitada para realizar um sonho que sempre teve, escrever um livro. Durante a solenidade, a pequena escritora lançou sua segunda obra “A Princesa Glória no Planeta dos Animais”.
“Sempre tive vontade de escrever um livro e aí aconteceu. Eu conto no livro a história de um mundo diferente onde todos são animais. É muito legal. Os personagens do livro são meus irmãos e amigos. As árvores no meu livro são diferentes das nossas. As arvores do meu livro são de sorvete. O próximo livro que quero fazer é de poesias.”, explicou um pouco de como é seu livro, Glória Maria.
Desde pequena adorava ouvir as histórias que sua mãe, Maria da Conceição, contava para dormir. O que Glória não sabia era que Maria da Conceição não sabia ler. “Eu inventava as histórias pra ela porque não sei ler e ainda não aprendi. Eu pegava o livro que a escola dava e ela achava que eu estava lendo de verdade mesmo. Sempre começava com ‘era um vez...’ e aí inventava.”, explicou a mãe. [caption id="attachment_11935" align="alignnone" width="1280"] Glória Maria ao lado de sua mãe Maria da Conceição e o amigo da família Jow.[/caption] Durante os dias de aula de Glória, dona Maria da Conceição fica na escola onde a filha estuda para economizar com as passagens de ônibus, já que moram no Conjunto Odete Rosado e a escola fica no Alto de São Manoel. O almoço é feito sempre na noite anterior e é esquentando ao meio dia para os seus três filhos.
“Me sinto muito orgulhosa, muito feliz por minha filha. Quero dizer as mães que têm filhos com deficiência que sempre acreditem na capacidade de seus filhos. Tem mãe que acha que porque tem um filho com deficiência ele nunca vai ser alguém na vida.”, destacou Maria da Conceição.
Sandra Maria, professora da Escola Municipal Dolores do Carmo Rebouças, no bairro Aeroporto 2, ficou encantada com o exemplo jovem nova escritora mossoroense. “Este livro é prova que o atendimento especializado funciona. Temos professores bastantes competentes. Aqui nos vemos uma criança com deficiência mas que não está com limitação. Comprei esse livro para mostrar as minhas crianças que não é impossível escrever um livro.”, destacou Maria que atua há 19 anos na Rede Municipal. [caption id="attachment_11934" align="alignnone" width="1280"] Professora Sandra Maria compra exemplar da estudante do 7° ano para mostrar a seus alunos que não impossível escrever um livro.[/caption] A obra de Glória Maria pode ser adquirida por R$ 30 na Escola Municipal Senador Duarte Filho. PRÁTICAS QUE EDUCAM: RESPONSABILIDADE DE TODOS, COMPROMISSO COM A ESCOLA Logo depois a Semana Pedagógica deu continuidade a programação com a palestra “Práticas que educam: responsabilidade de todos, compromisso com a escola”, ministrada pela professora Adriana Santos Diniz, doutora em Educação pela Universidade de Valência - Espanha.