terça-feira - 28/04/2026

Professores da rede municipal participam de formação voltada para a Olimpíada de Astronomia e Foguete

O curso é voltado para o Ensino de Ciências e Práticas Experimentais com Foguetes e tem como objetivo formar e capacitar os professores do município para o desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas a aumentar a participação dos alunos na (OBA) e (OBAFOG)

Por: Sayonara Amorim

Walmir Alves (Secom\PMM) Walmir Alves (Secom\PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do programa “Mossoró Cidade Educação”, realizou na tarde desta terça-feira (28), um curso de formação voltado para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). A formação é destinada aos professores dos anos iniciais e finais da Rede Municipal de Ensino de Mossoró.

O teor do curso é voltado para o Ensino de Ciências e Práticas Experimentais com Foguetes. O objetivo é formar e capacitar os professores da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró para o desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e à Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) no contexto escolar, promovendo o ensino de ciências de forma investigativa, prática e interdisciplinar.

O curso aconteceu na Escola Municipal Vereador José Bernardo, localizada no Sítio Passagem de Pedra, zona rural de Mossoró. A formação foi ministrada pelo professor Adeilson Mendes da Silva. A formação hoje é voltada para a OBA e a OBAFOG, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e de Foguetes. Vamos repassar a experiência que a escola viveu desde o ano passado, que culminou com a viagem dos alunos para competir em nível nacional. Tudo que aprendemos lá no Rio de Janeiro(RJ) vamos repassar para os nossos colegas para eles replicarem isso em suas escolas para que nesse ano a gente possa fazer algo muito maior. A nossa intenção é levar mais alunos e credenciar mais escolas”, ressaltou Adeilson.

Coordenadora de Projetos da SME, Míssola Areza destaca a relevância de promover a formação com o repasse das experiências trazidas pelos alunos e pelo professor da última olimpíada OBAFOG. “A gente sabe que nossos alunos têm bastante potencial, por isso precisamos de mediadores capacitados para preparar professores e alunos. O professor Adeilson trouxe a medalha de ouro da edição passada da OBAFOG, então a gente está trazendo essa formação para ele repassar suas experiências, falar um pouco da base, falar como foi a competição, trazer até mesmo questões de edital, de inscrição, tirar dúvidas e incentivar mais professores da rede para que eles se engajem e levem nossos alunos para as competições”, destacou Míssola.

Na última edição da OBAFOG, poucas escolas da rede municipal se inscreveram para a competição. Os resultados positivos, que garantiram a medalha de ouro para a Escola José Bernardo, serviram de incentivo para que outras unidades da rede participem. “Para mim, é uma novidade. Pela primeira vez, eu participo dessa questão da Olimpíada de Foguetes. Pretendo repassar para os meus alunos que estão muito ansiosos”, comentou o professor de Ciências das escolas Maurício Fernandes da Silva e Senador Duarte Filho Maximiliano de Oliveira.

REDE MUNICIPAL É DESTAQUE EM OLIMPÍADA NACIONAL

A Escola Municipal Vereador José Bernardo se destacou no início deste ano ao participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia, Astronáutica e Foguete (OBA/OBAFOG), que aconteceu na cidade de Piraí, Rio de Janeiro. O evento aconteceu de 2 a 5 de fevereiro. Os alunos Jaíne Carla, Victor Emanuel Tertulino e Tayná Menezes, da Escola José Bernardo, foram os únicos de Mossoró classificados para a competição e retornaram com a medalha e troféu de 1º lugar. A prova presencial de seleção para a OBAFOG deste ano acontecerá no dia 15 de maio próximo.

Tags:
Anterior Próximo