sexta-feira - 12/05/2023

Professores da Rede Municipal de Ensino lançam e-book sobre formação e reinvenção das práticas escolares

Por: Edinaldo Moreno

Professores da Rede Municipal de Ensino, que participaram de uma formação ofertada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), lançaram nesta semana um e-book sobre formação e reinvenção das práticas escolares: curadoria de Recursos Educacionais Digitais. O curso teve como objetivo favorecer interações de professores e supervisores com Recursos Educacionais Digitais como modo de potencializar a inovação em sala de aula com a inserção de tecnologias digitais.

Os cursistas das quatro turmas interagiram com diversas Plataformas de RED, realizaram práticas de curadoria para escolha de RED, visando inovar a prática pedagógica em sala de aula, pesquisaram, utilizaram e avaliaram RED diversos, buscando a ressignificação do planejamento pedagógico. Além disso, exercitaram a criação e o compartilhamento de atividades pedagógicas com RED.

Este livro digital é um produto do curso Curadoria de Recursos Educacionais Digitais para a prática pedagógica, que aconteceu no segundo semestre de 2022 no NTM, atendendo à rede pública de ensino de Mossoró. “Esse e-book é resultado de uma produção por parte dos professores da rede municipal que participaram de uma curadoria e todo esse apanhado produzido pelos professores diante da formação no estudo da curadoria”, explicou o diretor do NTM, Frank Werlly.

Ele destacou que o documento já começou a ser disponibilizado para que os professores possam utilizar e enriquecer suas aulas. “A gente acredita que vai facilitar o acesso por parte dos professores de recursos digitais para ajudar na educação e também incentivar os professores que ainda não passaram pelo curso a procurarem essa formação para que se revelem cada vez mais com professores autores”.

Frank Werlly informa que as inscrições para a próxima turma começam na próxima semana. “Vamos abrir novamente as inscrições na próxima semana. Essa formação será ofertada na modalidade on-line”, ressaltou.

O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) funciona no Edifício Joaquim da Silveira Borges (Escola de Artes), nos turnos matutino, vespertino e noturno. Nesse período, estamos funcionando na modalidade híbrida com aulas presenciais, aulas remotas e plantões presenciais. Seu objetivo é oferecer capacitação aos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), contribuindo, assim, para sua inserção no processo ensino-aprendizagem.

LINK para download: https://drive.google.com/drive/folders/1U4gPGyinkxIw0xO3OpsbwGiF8uuc4hFW?usp=sharing