segunda-feira - 12/06/2023

Professora de Mossoró participa de lançamento do “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” em Brasília

Por: Maricelio Almeida

Após ser uma das 341 docentes de todo o país a participar da pesquisa “Alfabetiza Brasil”, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a professora Conceição Valéria Medeiros da Silva, que atua na Escola Municipal Monsenhor Mota, representou nesta segunda-feira (12), em Brasília, a Rede Municipal de Ensino de Mossoró no lançamento do “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”.

Conceição Valéria foi uma das três professoras do Rio Grande do Norte convidadas a acompanhar o lançamento da nova política do Ministério da Educação (MEC), que visa subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país. O investimento do Governo Federal no programa será de aproximadamente R$ 1 bilhão, em 2023, e mais R$ 2 bilhões nos próximos três anos.

“Como professora, é um momento único participar desse compromisso nacional e saber que as políticas públicas estão voltadas neste momento para algo tão importante, que é a alfabetização da criança na idade certa, até os sete anos de idade. É revigorante fazer parte dessa iniciativa, que proporcionará formações, disponibilizará materiais e verbas para que esse compromisso seja realmente efetivado no nosso município, no RN, no Nordeste, no país”, disse Conceição.

Foto: Luis Fortes (MEC)

De acordo com o MEC, a política tem o objetivo de garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE); além de garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, reforça a importância de Mossoró integrar esse seleto grupo que tem colaborado com as discussões sobre a alfabetização em nível nacional. Ela também lembra que, de forma pioneira, por meio do “Mossoró Cidade Educação”, a Rede Municipal conta, desde o início do ano, com atividades voltadas à alfabetização na idade certa, com o Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA) ALFA.

“Mossoró fazer parte, desde o início das discussões, desse compromisso nacional que vai gerar políticas públicas para a alfabetização na idade certa é algo muito importante. Estivemos presentes na pesquisa ‘Alfabetiza Brasil’, em Recife, e agora nesta etapa nacional, ou seja, é Mossoró no centro desse debate fundamental sobre a alfabetização. E não podemos esquecer que já estamos trabalhando na recomposição das aprendizagens das nossas crianças, com foco também na alfabetização e letramento dos alunos do 2º e 3º ano, por meio do PRA ALFA”, concluiu.