quarta-feira - 03/11/2021
Primeiros dias da 2ª etapa da vacinação contra febre aftosa têm 245 animais vacinados
Por: Edinaldo Moreno
Duas equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) iniciaram a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mossoró. Nos dois primeiros dias de imunização do rebanho de até dois anos de idade foram vacinados 245 animais em localidades do polo Jucuri.
Na segunda-feira (1º), primeiro dia de vacinação e feriado do servidor público, teve pouco mais de 180 animais vacinados. Já na terça-feira (2), feriado nacional de Dia de Finados, teve a imunização de mais de 60 bovinos com até 24 meses de idade.
“A gente iniciou a vacinação na segunda-feira pelo polo Jucuri. No primeiro dia vacinamos 181 bovinos abaixo de dois anos de idade. Na terça-feira foram vacinados 64 animais. A receptividade dos agricultores nos ajudou bastante. Finalizamos o polo Jucuri e a partir desta quarta-feira vamos às comunidades que estão no caminho de Baraúna”, destacou o veterinário Ruan Paulino.
“Lembrando que nesta etapa são animais de até 24 meses que recebem a vacinação. E a vacinação ocorreu sem nenhum tipo de transtorno e foi dentro da nossa expectativa e planejamento. Seguiremos com o calendário até o final do mês para que a gente possa colaborar com a cadeia produtiva da bovinocultura”, ressaltou o titular da SEADRU, Faviano Moreira.
A imunização do gado prossegue nesta quarta-feira (3) pelas comunidades de P.A. Nova Esperança (São João), P.A. Sol Nascente, PAMN, Barrinha, P.A. Fazenda Nova, P.A. Terra Nossa, P.A. e Santa Elza. Na quinta-feira (4), as equipes estarão em Rancho da Caça, Cigano, São Francisco, Sereno, Serra Mossoró, P.A. Lagoa do Xavier e UFERSA. Por fim, na sexta-feira (5) as comunidades serão Senegal, Bom Destino, P.A. Recanto da Esperança (Alagoinha), Arisco I e II, Lajedo, Oiticica e Florânea.
A campanha apresenta como pré-requisito que o produtor tenha até 25 animais para que ele seja considerado um pequeno produtor e que esteja com o cadastro atualizado junto ao órgão estadual, que promove e executa a defesa animal, vegetal e inspeção de produtos de origem agropecuária no Estado.
A regularização do rebanho bovino é essencial para que o produtor possa ter acesso a linhas de crédito, emissão de GTA com finalidade de venda ou abate de animais. Evitando multas e contribuindo para que o Rio Grande do Norte evolua no status sanitário da febre aftosa.
A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus. A transmissão da doença é por via aérea e pode ocorrer sob condições favoráveis de clima e também pode se espalhar por consideráveis distâncias.