segunda-feira - 22/08/2022

Primeira infância: "Semana do Bebê" é aberta em Mossoró

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) e Secretaria Municipal da Educação (SME), iniciou nesta segunda-feira (22) as atividades da "Semana do Bebê". O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo Alcides Belo.

A ação faz parte do "Mês da Primeira Infância" e terá diversas atividades ao longo dos próximos dias. “Ela é extremamente importante para destacar a relevância da primeira infância. Teremos várias ações nos próximos dias em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Educação, e também universidades”, disse Luana Mezaab, coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde de Mossoró.

Articuladora municipal do Selo Unicef e "Prefeito Amigo da Criança", Janaína Holanda explicou que o Município coloca em prática as ações do plano municipal para criança e adolescente. “É muito importante esse trabalho com a integração das secretarias. Através dessa parceria vamos conseguir avançar no cuidado das crianças, em especial às da primeira infância”.

A "Semana do Bebê" é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil. Seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

“O balanço que a gente faz do 'Mês da Primeira Infância' é bastante positivo. Foi um mês de programação intensa. Alcançamos os Centros de Referência da Assistência Social e várias escolas no município”, destacou a secretária de Assistência Social, Evanice Fernandes.

PROGRAMAÇÃO

A abertura da "Semana do Bebê" em Mossoró teve palestras sobre cuidados precoce nos primeiros meses do bebê com profissionais da Residência em Saúde da Família. Logo após uma palestra sobre primeiros socorros com equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de informes sobre a Maternidade Almeida Castro. Houve também uma ação na Unidade Básica de Saúde Francisco Pereira de Azevedo sobre a garantia da atenção e o cuidado com as gestantes e as crianças do nascimento até os primeiros meses de vida.

Nesta terça-feira (23), a programação segue com uma ação na UBS Luís Escolástico. Os temas que serão abordados são do aleitamento materno aos primeiros cuidados com o RN e direitos da criança. O público-alvo é gestantes. A atividade terá início às 14h30.

Ainda nesta terça e quarta-feira (24), a Unidade Básica de Saúde Chico Porto terá uma ação de pré-natal sobre a importância do aleitamento materno e os cuidados com a alimentação na gestação e puérperas. O horário de início da atividade é 8h.

Também na quarta-feira, a UBS Lucas Benjamim recebe a palestra direito da criança com a equipe do Programa Criança Feliz (PCF) do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro Abolição IV. Ação ocorre a partir das 8h.

Na quinta-feira (25) e na segunda-feira (29), a UBS Antônio Camilo promoverá a palestra sobre a importância do aleitamento materno e os cuidados com a alimentação durante a gestação. A atividade será realizada na parte da manhã, a partir das 8h. Na terça-feira (30) ocorrerá palestra sobre a importância do aleitamento materno na UBS José Holanda, a partir das 8h.