quinta-feira - 16/02/2023

Prevenção da gravidez na adolescência é tema de campanha educativa da Prefeitura de Mossoró

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró desenvolve neste mês de fevereiro campanha de prevenção da gravidez na adolescência. A iniciativa acontece por meio de ações educativas realizadas em equipamentos públicos do município e empresas privadas da cidade.

A campanha é realizada em todo o Brasil com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. Em Mossoró, as ações são promovidas de forma contínua e intensificadas nesta época do ano.

“São várias as ações realizadas no município de forma intersetorial com as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e instituições públicas e privadas. Um trabalho articulado que vem avançando cada vez mais para redução dos indicadores de gravidez na adolescência”, evidencia Suiann Costa, coordenadora de Saúde da Mulher do município.

Nesta quinta-feira, às 17h, na Praça dos Patins, no Corredor Cultural, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza mais uma ação educativa com distribuição de preservativos e orientações à população. A atividade será realizada em conjunto com a campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

CAMPANHA – A Lei nº 13.798/2019 prevê a realização da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência na primeira semana do mês de fevereiro. A legislação incluiu a determinação da campanha anual no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

BRASIL - Em 2020, dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 380 mil partos foram de mães com até 19 anos de idade – o número corresponde a 14% de todos os nascimentos no Brasil.