quarta-feira - 09/12/2020

Prestação de contas da Saúde Municipal à Câmara aponta investimentos superiores ao dobro exigido por lei

A secretária de Saúde da Prefeitura de Mossoró, Saudade Azevedo, ao lado da secretária executiva Joaniza Vale, realizou na tarde desta quarta-feira (09) a prestação de contas do 2º quadrimestre de 2020 da Saúde Municipal em Audiência Pública na Câmara Municipal de Mossoró. Em números acumulados até o fim do segundo quadrimestre deste ano, de acordo com a prestação, a Prefeitura de Mossoró investiu 31,44% do orçamento geral do Município na área da saúde, correspondendo a R$ 184.513.403,29. O valor é mais do que o dobro de 15% exigido constitucionalmente. A audiência ocorreu de forma remota devido a pandemia do novo coronavírus.

Saudade apresentou de forma detalhada esses valores que a Prefeitura investiu na saúde, apontando em que eles foram aplicados e os resultados obtidos. Ela ainda explicou de forma didática todas as ações de combate e enfrentamento à covid-19 e a importância de cada uma. Falou as principais ações do período como o horário estendido de UBSs, realização de barreiras sanitárias, maior controle e regularidade na distribuição de insulinas de alto custo, abertura da Unidade Hospitalar de Campanha do Belo Horizonte com ampliação de leitos de salas vermelhas, abertura de Centros de Atendimentos da Covid-19, atendimento psicológico remoto, compra de 200 computadores e 50 impressoras à Vigilância em Saúde, drives thru de testagem covid e vacinação contra influenza, inauguração da nova sede da Unidade de Vigilância em Zoonoses, cumprimento de metas de vacinação além de várias outras ações.

Em relação aos recursos covid, Saudade pontuou que no quadrimestre apresentado Mossoró recebeu R$ 27.157.300,93 empenhou R$ 21.017.405,53 é já pagou R$ 18.917.279,13.  “Esses são os recursos covid que Mossoró recebeu no segundo quadrimestre, sendo que a maioria veio carimbado para destinação de Hospitais e Organizações Filantrópicas, não sendo possível utilizar para outra finalidade.”, afirmou a secretária.

Saudade comemorou o fato de Mossoró ter se organizado o máximo possível para minimizar os impactos da pandemia na cidade. Falou também da brava luta que desempenhou ao lado de centenas de servidores pelo bem comum da cidade. “Fico muito honrada de ter passado esse período na minha cidade. Nenhum paciente de Mossoró morreu porque não teve vaga de UTI disponível. Essa luta foi muito dura e saio daqui com várias lições. Tudo foi feito com muito carinho, muito amor e responsabilidade para ajudar a salvar vidas. Fizemos o possível. Agradecemos a prefeita Rosalba Ciarlini pela confiança e por ter sido uma grande parceira durante esses anos.”, concluiu.

RECONHECIMENTO DE VEREADORES

A presidente da CMM, Izabel Montenegro, além de parabenizar a secretária pela apresentação e todos os servidores na área da saúde pelo combate à pandemia, pontuou a difícil situação de Mossoró no custeio de atendimento de pacientes covid-19 de outras cidades. “É impossível qualquer gestor ter uma boa administração com uma invasão de municípios dessa.”, comentou.

Os vereadores Ozaniel Mesquita e Petras Vinícius também reconheceram o trabalho árduo dos servidores da saúde. “Desempenharam um trabalho brilhante nessa pandemia. Inclusive quero homenagear todos os profissionais que se envolveram diretamente ou indiretamente. Fica aqui o nosso respeito e nossa admiração pelo trabalho prestado.”, falou Ozaniel. “Acompanhei de perto esse trabalho. Tive a oportunidade de fiscalizar e cumprir com o papel de vereador. Parabenizo toda equipe pelo trabalho que foi desenvolvido na cidade.”, disse Petras.

Somente esses três vereadores participaram até o fim da prestação de contas. O vereador Professor Francisco Carlos justificou ausência por estar na reunião do Conselho Municipal de Educação.

ENTREGA DE TABLETS AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENDEMIAS

A secretária ainda adiantou que já foi concluída a licitação para entrega de tablets aos agentes de saúde e endemias para melhorar o trabalho no dia a dia, além de computadores e impressoras para as equipes de Estratégia de Saúde da Família.  A distribuição deve começar ainda neste ano e ser concluída no próximo. “Já foi homologado a empresa ganhadora, a distribuição vai começar neste ano e deve ser concluída até fevereiro de 2021. Será em forma de comodato porque vai ter assistência técnica constante e caso haja problema, perda ou furto a empresa que ganhou vai repor. Cada equipe de Estratégia de Saúde da Família [70 equipes] recebe 5 notebooks, duas impressoras e os respectivos tablets para os agentes que fazem parte da equipe.”, informou a Saudade.