quarta-feira - 22/02/2017
Prefeitura vai implantar Serviço de Atenção Domiciliar na Saúde
Por: Comunicação
A Secretaria Municipal de Saúde vai implantar no mês de março o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). A ação consiste no atendimento às pessoas que estão aptas a receber alta hospitalar após um longo período de internação, mas que não podem se deslocar à rede de saúde.
Duas equipes estarão disponíveis para o atendimento, a Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta, e a Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), com nutricionista, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.
As equipes estarão dando expediente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santo Antônio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. “Aos finais de semana eles estarão trabalhando em regime de sobreaviso”, explicou a secretária executiva de Saúde, Joaniza Vale.
Os atendimentos são solicitados através do acompanhamento da Estratégia de Saúde da Família (ESF), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “O agendamento dos serviços depende da urgência do paciente, pois o objetivo é justamente levar o cuidado para aquelas pessoas que estão se recuperando de doenças, mas estando perto da família, o que já foi cientificamente comprovado que a cura é mais rápida”, continuou Joaniza Vale.
O SAD já está habilitado pelo Conselho Municipal de Saúde, e por isso já é um serviço institucionalizado.