segunda-feira - 15/01/2018

Prefeitura vai antecipar abertura do orçamento 2018 com mais recursos para setores essenciais

A Prefeitura de Mossoró está adotando medidas necessárias para antecipar a abertura do orçamento 2018. Normalmente, o orçamento é aberto a partir do mês de fevereiro, mas a previsão é que todas as secretarias já possam executar suas atividades cotidianas a partir da próxima segunda-feira (22). O Consultor Geral do Município, Anselmo Carvalho, observa que em anos anteriores o orçamento chegou a ser aberto até no mês de março, o que engessa o funcionamento da máquina pública. Ele explica que é preciso fechar o orçamento anterior e seguir alguns trâmites. “Enquanto nao abre o orçamento, é como se o ano não começasse, o município não pode fazer praticamente nada”, destaca Anselmo. O secretário municipal de Planejamento, Aldo Fernandes, reforça que abrindo o orçamento, as secretarias estarão aptas a contratar serviços e adquirir equipamentos e insumos. O primeiro orçamento feito pela atual gestão municipal vai permitir também a retomada de alguns programas como, por exempo, o Prêmio Fomento, pela Secretaria Municipal de Cultura. “Também destinamos recursos para a recuperação dos equipamentos culturais, além da aquisição de dois pianos para o teatro e a Escola de Artes”, exalta Eduardo Falcão, secretário municipal de Cultura. Aldo Fernandes acrescenta que o orçamento foi constituído observando o Plano de Governo da prefeita Rosalba Ciarlini e dentro das perspectivas de cada secretaria e em sintonia com as receitas previstas. “Os gargalos e inconsistências não mais existirão”, assegura. O orçamento foi apresentado nesta segunda-feira (15) durante um curso de capacitação sobre orçamento e despesas, que está sendo realizado, até às 17 horas, na Estação das Artes Elizeu Ventania. O treinamento é voltado para os secretários municipais e técnicos responsáveis pelo setor financeiro de cada pasta e contou com a participação da prefeita Rosalba Ciarlini em sua abertura. Orçamento da Saúde é quadruplicado Além de antecipar a abertura, a Prefeitura de Mossoró também corrigiu distorções no orçamento. A secretaria mais beneficiada com o aprimoramento da distribuição dos recursos é a de Saúde, que teve o seu orçamento quase que quadruplicado. O secretário municipal de Saúde, Benjamin Bento, lembra que assumiu, no ano passado, com um orçamento extremamente baixo, da ordem de R$ 48 milhões, enquanto que neste ano, com a correção, o montante será da ordem de R$ 189 milhões. “Trata-se agora de um orçamento realista que vai garantir a manutenção dos serviços sem a necessidade de estarmos apresentando suplementação orçamentária repetidamente. Os serviços no ano passado foram totalmente prejudicados e ficou difícil de trabalhar”, afirma o secretário.