sexta-feira - 13/02/2026
Prefeitura reforça importância do descarte correto de lixo e cronograma de coleta durante o Carnaval
Por: Rogério Rodrigues
A Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), vem intensificando o programa “Mossoró Limpa”, no qual, diariamente as equipes realizam varrição de ruas, capinação, poda de árvores, desobstrução de canais, retirada de entulhos e resíduos da construção civil, entre outras ações que mantêm a cidade bem cuidada e segura para todos.
Esses serviços, amplamente aprovados pela população, têm gerado benefícios diretos, que vão desde a valorização dos espaços públicos até a prevenção de doenças. Entretanto, ainda enfrentamos pontos recorrentes de descarte irregular que comprometem todo esse esforço coletivo.
Durante a rotina diária, é de suma importância que a população colabore com o descarte correto de lixo e essa atenção precisa ser redobrada em períodos chuvosos. Como previsto pelo Inmet, a cidade está sob alerta de pancadas de chuva durante o período carnavalesco. Os horários de coleta estão estabelecidos para os “dias de folia”.
Com programação diferenciada na segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026, as atividades ocorrerão conforme escala operacional, com a manutenção dos serviços essenciais e em conformidade com as normas trabalhistas. Os demais serviços de limpeza urbana, como capina, varrição, coleta noturna, coleta de podas e recolhimento de entulhos, estarão em folga programada.
Em função do ajuste operacional, alguns bairros não contarão com coleta domiciliar na segunda-feira, ficando os serviços concentrados nas principais vias. As atividades da limpeza urbana serão retomadas normalmente na terça-feira, 17 de fevereiro de 2026, em todo o município.
A Semsur reforça como contribuir com a limpeza urbana:
· Respeite o horário da coleta domiciliar e o cronograma estabelecido já divulgado pela Prefeitura durante os dias de Carnaval.
· Informe-se sobre os dias e horários em seu bairro.
· Não descarte resíduos em praças, canteiros, canais, rios ou perto de escolas e hospitais.
· Entulhos e restos de obra devem ser destinados aos pontos de entrega voluntária ou recolhidos por caçambas licenciadas.
· Denuncie descartes irregulares pelo número 153 à Guarda Civil Municipal, disponível 24 horas. O descarte irregular de lixo, proibido pela Lei n.º 3.890/2021, pode resultar em multa e configurar crime ambiental.