sexta-feira - 06/02/2026
Prefeitura realizará ação de prevenção às ISTs no Carnaval no próximo domingo
Por: Thiago Braga
No próximo domingo (8), a partir das 16h30, a Prefeitura de Mossoró realizará ação educativa voltada à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), no Carnaval. A atividade será no Corredor Cultural, durante o projeto "Viva Rio Branco", com concentração na Praça dos Patins.
A ação denominada "PEP Day" será conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)/ Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Na ocasião, haverá distribuição de material informativo, preservativos, gel lubrificante, além de orientações acerca da temática.
"Será uma ação voltada para a informação sobre a PEP, que é a profilaxia pós-exposição de risco. Nossa equipe vai abordar junto ao público informações e orientações sobre a PEP e ainda realização de testagem rápida. A unidade móvel do CTA vai estar lá fazendo teste rápido e também funcionará como um ponto de distribuição de preservativo. Teremos kits compostos por preservativos masculinos, gel, por exemplo. Vai ser uma ação muito importante na prévia de Carnaval, visando à prevenção", informou Isabele Lopes, coordenadora do CTA.
A programação do "PEP Day" também contará com aula de fit dance gratuita. Uma atividade que estimula a prática de exercícios físicos, para promoção de mais saúde e qualidade de vida.
PEP – Profilaxia Pós-Exposição – é o uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas após terem tido um possível contato com o vírus HIV em situações como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico). Ela deve ser iniciada logo após a exposição de risco, em até 72 horas; e deve ser tomada por 28 dias. O usuário deve procurar imediatamente um serviço de saúde que realize atendimento de PEP assim que julgar ter estado em uma situação de contato com o HIV.
PrEP – Profilaxia Pré-Exposição ao HIV – é o uso preventivo de medicamentos antes da exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar com vírus. Ela é utilizada quando a pessoa pode ter alto risco para adquirir o HIV.