sábado - 15/02/2020
Prefeitura realiza semana de mobilização e sensibilização contra as arboviroses
Por: Comunicação
A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar de 17 a 21 de fevereiro a semana de mobilização e sensibilização contra as arboviroses no Município. A ideia é fortalecer o trabalho realizado pela Prefeitura na prevenção, educação em saúde, combate e eliminação do mosquito Aedes aegypti, um dos principais causadores das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya).
O trabalho vai chegar nos principais bairros da cidade com suporte da Vigilância em Saúde e execução dos agentes de saúde e de endemias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Recentemente, um trabalho incansável de diversos profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró, coordenado pela Vigilância em Saúde, conseguiu reduzir em 76% os casos confirmados de dengue de 2018 para 2019 em Mossoró (relembre aqui). Os números foram ainda mais expressivos na redução de casos confirmados de Chikungunya, de 91% no mesmo período de comparação. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/NET). Mesmo com bons resultados, a Prefeitura e a sociedade mossoroense precisam continuar vigilantes e combatendo o Aedes aegypti.
Uma série de fatores contribuíram para a Prefeitura de Mossoró conseguir reduzir os números de casos confirmados na cidade. Dentre os principais estão o trabalho de rotina dos agentes de endemias; recolhimento de aproximadamente 30 mil pneus em 2018 e 2019; Trabalho em conjunto com o projeto Família em Foco; trabalho de educação em saúde em 46 escolas do Município, Estado e particulares; tratamento focal em 331.421 imóveis* e visitas em 504.132 imóveis* durante o cumprimento de 6 ciclos completos de visitas no ano (*o mesmo imóvel é visitado mais de uma vez); Apoio institucional em Unidades de Serviços de Saúde (UBSs, UPAs e Hospitais); Trabalho da educação em saúde em equipamentos sociais (CRAS, Igrejas, Comércios, empresas); Divulgação na mídia; Integração da Vigilância em Saúde com o Centro de Controle de Zoonoses e demais Secretarias; Resgate do Plano de Contingencia, que ocorreu na atual gestão e norteia todas as ações que a Secretaria de Saúde desenvolve em relação as arboviroses.
SEMANA DE MOBILIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO CONTRA AS ARBOVIROESES
Segunda-feira (17)
- Bairro Alto do Sumaré: roda de conversas, caminhada educativa e notificação de arboviroses a partir da Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura.
- Bairro Santo Antônio: roda de conversas na sala de espera da UBS Sinharinha Borges.
Terça-feira (18)
- Bairro Paredões: fiscalização e eliminação de focos do Aedes a partir da Rua Anatalia de Melo Alves.
- Bairro Alto de São Manoel: palestra educativa na Escola Estadual Professor Manoel João.
Quarta-feira (19)
- Bairro Doze Anos: palestra educativa na Escola Municipal Professor Manoel Assis.
- Bairro Barrocas: mobilização e sensibilização contra as arboviroses na Praça dos Professores.
- Bairro Dix-sept Rosado: caminhada educativa e visita a pontos estratégicos nas margens da BR 304.
Quinta-feira (20)
- Bairro Santa Delmira: caminhada educativa, palestras e batida de focos no bairro.
- Bairro Pintos: roda de conversas na sala de espera da UBS Epitácio Pessoa.
- Bairro Lagoa do Mato: caminhada educativa com carro de som pelo bairro.
Sexta-feira (21)
- Bairro Belo Horizonte: Dia D de mobilização e sensibilização contra as arboviroses com realização de caminhada a partir da UBS Raimundo Costa.
- Bairro Aeroporto: tratamento focal nos imóveis do bairro.