sábado - 19/08/2023

Prefeitura realiza segundo aulão do Programa de Recomposição das Aprendizagens

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró promoveu na manhã deste sábado (19) o segundo aulão deste ano do "Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA) - De Olho no SAEB”. A atividade foi realizada no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O encontro contou com participação de psicólogo, além de apresentação cultural. A iniciativa tem como público-alvo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, das zonas urbana e rural, que irão se submeter ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2023.

O aulão é ministrado pelos professores Laerte Marinho (Matemática), Lara Marques (Língua Portuguesa) e Anna Paula (Língua Portuguesa). Ele foi projetado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Gerência de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia (GEAPIT) e Gerência Executiva Pedagógica (GEP). Ele nesta edição conta com o apoio da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte e Colégio Diocesano Santa Luzia.

“Um programa importantíssimo que tem trabalhado a formação das crianças voltada para as provas do SAEB, que avalia os índices de rendimento da educação de base do país. A Prefeitura de Mossoró está apoiando, promovendo em parceria com outras instituições. Esse aulão visa preparar esses alunos”, explicou a titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Hubeônia Alencar.

A ação é algo inovador, pioneiro na Rede Municipal de Ensino, contando, nos aulões, com a parceria de instituições outras, a exemplo do Colégio Diocesano, Faculdade Católica do RN e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Iasmim Cristine, aluna do 9º ano da Escola Municipal Maurício Fernandes, no bairro Paredões, destacou a importância dos estudantes em terem um momento de preparação para a avaliação.

“Eu acho muito importante participar do aulão porque vai ajudar muito a gente. Vai nos dar apoio fundamental na nossa caminhada. É importante para a gente ter professores especializados nessas áreas. Então, é de extrema importância esse momento para a nossa vida enquanto estudante”, disse.

Estudante do 9º ano da Escola Municipal José Gonçalves, localizada na comunidade de São João da Várzea, zona rural de Mossoró, Letícia Gabrielly também ressalta a importância de participar do aulão que prepara os alunos para a prova a ser realizada nas próximas semanas.

“Estou muito feliz em participar desse momento importante para os alunos do 9º ano da rede municipal. Agradeço por ser uma das alunas que estão participando desse aulão. Achei ótimo o primeiro e estou adorando o segundo. Recomendo muito aos estudantes do 9º a participarem também”, frisou.

Levantamento da Secretaria da Educação do município aponta que aproximadamente 1.000 alunos cursam atualmente o 9º ano na Rede Municipal de Ensino e que aproximadamente 600 estão participando do aulão.

“É uma sequência de atividades importantes para os alunos, porque nesses aulões são trabalhados escritores da prova do SAEB. Essa avaliação deve acontecer no final de outubro para novembro. Os alunos estão sendo estimulados a refletir sobre esses escritores e se prepararem melhor para as avaliações”, destacou o gerente pedagógico da SME, Hélio Oliveira.

O SAEB é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da Educação Básica. O Sistema tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas.