sábado - 16/09/2023

Prefeitura realiza mutirão de ultrassonografia com atendimento a 100 usuários do PAM

Por: Solange Santos

A Prefeitura de Mossoró iniciou neste sábado (16) um mutirão de exames de ultrassonografia no Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado, mais conhecido com PAM do Bom Jardim, com o objetivo de acelerar a demanda de solicitações do exame no município.

“Temos vários equipamentos da especializada, entre eles o PAM, e aqui é realizado um serviço de atendimento em consultas e exames, como os de ultrassonografia. Nosso objetivo é ofertar exames rápidos para os nossos usuários, com qualidade, e tentar fazer com que essa demanda não fique parada no sistema, que tenha boa rotatividade”, ressaltou a diretora especializada em saúde, Egislândia Oliveira.

Semanalmente estavam sendo realizados 150 exames de ultrassonografia no PAM e mais 50 exames feitos por um prestador do município. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o mutirão, é realizar mil exames a mais no PAM a cada mês, até diminuir a demanda.

“Os exames de ultrassonografia são os mais pedidos em Mossoró, podendo gerar uma espera maior. Lembrando que quando chegamos ao município, eram realizados 25 exames por semana e agora realizamos 150 por semana e ainda temos um prestador que realiza mais 50 por semana. Agora realizamos 250 exames a mais por semana no PAM. Com isso, totalizaremos só dentro desse equipamento, 400 exames semanalmente, chegando a mais de mil exames de ultrassonografia no município”, declarou a titular da SMS, Morgana Dantas.

Os pacientes que participaram do mutirão foram informados, por meio de ligação telefônica, a comparecerem ao PAM do Bom Jardim para realização do exame de ultrassonografia.

“Ligaram para mim lá no posto de saúde e eu achei ótimo", disse a paciente Sandra Angélica.

“Eu gostei. Facilita muito para os pacientes que precisam do Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatizou a acompanhante Lúcia Serafim.

“Eu achei ótimo esse mutirão, ajuda a quem precisa do atendimento", concluiu Raimundo Serafim.