quarta-feira - 14/06/2023

Prefeitura realiza ações que possibilitam que pessoas com deficiência aproveitem melhor o MCJ

Por: Solange Santos

A Prefeitura de Mossoró, no intuito de proporcionar a todos o direito de brincarem o "Mossoró Cidade Junina" (MCJ) 2023, tem disponibilizado algumas ações voltadas às pessoas com deficiência.

Pensando nos ambientes com muitos ruídos que causam incômodos às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e hipersensibilidade auditiva, a Prefeitura estará entregando “abafadores”, para que essas pessoas possam participarem de toda programação do MCJ.

Além dos abafadores, também serão instaladas “pranchas de comunicação”, um recurso usado na Comunicação Alternativa (CA) para ampliar o repertório comunicativo, envolvendo habilidades de expressão e compreensão. A prancha é um auxílio externo destinada às pessoas sem fala, sem escrita funcional ou em atraso na habilidade de falar ou escrever.

“Essas ações que estão sendo disponibilizadas pela Prefeitura de Mossoró são frutos de uma construção coletiva. A Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania (Semasc) ouviu todas as instituições que representam as pessoas com deficiência e elaborou, apresentando, um plano de inclusão no MCJ. Esse está sendo nosso primeiro passo, nossa ideia é que a cada edição do evento a gente possa ampliar mais e mais ações como essas e também trazer mais novidades”, declarou o assessor especial da Semasc, Petras Vinícius.

As pessoas com deficiência auditiva também estão podendo se divertir nesse MCJ com o auxílio de intérpretes de libras. Jandilson Justino esteve com a esposa Izabela Apolinário, que é surda, no Polo Arraiá do Povo. Segundo ele, a esposa aproveitou a festa muito mais devido a ajuda dos intérpretes de libras.

“Eu estou achando tudo maravilhoso. Nós moramos aqui vizinho e estamos aproveitando tudo. Minha esposa é surda, mas como aqui tem intérpretes de libras, ela consegue participar e está gostando de tudo”, relatou.

Coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência, Camila Morais explica como os interessados podem ter acesso aos abafadores e pranchas. “Os pontos de inclusão estão espalhados nos polos Antônio Francisco, Cidadela, Arraiá do Povo, Estação das Artes Elizeu Ventania e também na Arena Deodete Dias. Esses pontos estão disponíveis para distribuição de abafadores, pranchas e também para divulgação e conscientização da campanha “São João sem Rojão”, pontuou.