sexta-feira - 07/07/2023

Prefeitura realiza ação em alusão à campanha “Julho Amarelo”

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ), promoveu na manhã desta sexta-feira (7) ação em alusão à campanha “Julho Amarelo”, voltada para conscientização das hepatites virais. A abertura da campanha ocorreu no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini.

A ação contou com orientações, vacinação e testagem rápida. A atividade disponibilizou vacinas contra a Hepatite B, Covid-19 (monovalente e polivalente), Febre Amarela e Influenza.

“Julho é o mês alusivo às hepatites virais e objetivo da campanha é justamente levar ao conhecimento da população informações a respeito dessas doenças. Ofertamos aqui testagem rápida, vacinas e orientações a cerca de prevenir as hepatites virais”, comentou a diretora da Vigilância em Saúde da SMS, Érica Cibele.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool ou drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem eles se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

O médico infectologista Antônio Araújo veio de Natal exclusivamente para a ação. Ele destacou que a prevenção é de fundamental importância para evitar essas doenças e também explicou a escolha do público-alvo para o início dessa campanha.

“As hepatites virais que mais nos preocupam são as B e C. Lá em Natal realizamos um trabalho com ex-atletas das décadas de 1970, 1980 e 1990 que se contaminaram. Uns trataram, outros não nos procuraram e outros faleceram. A Hepatite B tem vacina, enquanto a C não tem vacina, porém, estamos conscientizando esses ex-atletas de futebol ou outro esporte que se conscientizem sobre a importância de procurar uma unidade e prevenir essas doenças”.

Titular da Secretaria de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas explicou que o trabalho de conscientização é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Nós já trabalhamos com a testagem rápida das hepatites virais dentro das UBSs e hoje estamos abrindo a campanha com essa ação no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini para alertar a população que a maior prevenção é a testagem”, disse.

Joyce Hayanny, coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, ressaltou que durante o mês inteiro haverá atividades nas unidades básicas de saúde do município. “Ao longo do mês teremos uma programação voltada para o tema nas Unidades Básicas de Saúde para a gente dar início a busca ativa para que a população realize o teste rápido e previna a doença”.

Morador do bairro Barrocas, Girleudo Fernandes aproveitou a ação no ginásio. “Aproveitei essa ação para regularizar minhas vacinas que estão sendo oferecidas e também aproveitar para fazer os testes rápidos. É importante cuidar da saúde e como me enquadro como atleta, gosto de ciclismo e correr também, é uma oportunidade para a gente verificar como está nossa saúde”.