segunda-feira - 04/12/2023

Prefeitura realiza ação de educação para o trânsito durante a “Pedalada da Luz”

Por: Italo Bruno

Dentro da tradicional “Pedalada da Luz”, evento que integra a programação da Festa de Santa Luzia, a Prefeitura de Mossoró realizou diversas atividades de conscientização aos participantes. Ao todo, mais de 300 ciclistas foram abordados e orientados sobre a importância da segurança e do respeito no trânsito. A iniciativa contribuiu para um passeio seguro e agradável para todos.

Na ocasião, os ciclistas tiveram a oportunidade não apenas de praticar atividades físicas benéficas à saúde, mas também celebrar a tradição religiosa, além de aprender mais sobre o trânsito, de forma dinâmica e prática. O evento reuniu momentos de saúde, confraternização, educação e fé.

A pedalada, que foi realizada neste domingo, 3, teve o seu percurso iniciado na Igreja de São José com chegada na Catedral de Santa Luzia, bairro Centro. Durante o passeio, várias plaquinhas de respeito aos ciclistas foram distribuídas ao longo de todo o evento.

“A coordenação de ações educativas para o trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública realizou mais uma ação educativa ‘Respeite o Ciclista, Paz no Trânsito Começa por Você’. Uma ação educativa planejada nas ações do mês de dezembro, já trabalhando o novo tema das campanhas educativas. Então, foram contemplados 300 ciclistas, onde eles identificaram a bicicleta com a mensagem educativa e receberam orientação de segurança para o trânsito. Foi uma ação muito produtiva”, destacou a coordenadora de educações educativas no trânsito do município, Maribel Oliveira.

A Secretaria segue o cronograma de atividades programadas para este mês de dezembro. Campanhas educativas, palestras, ações e divulgações seguem sendo realizadas para mostrar a importância do respeito mútuo e da convivência pacífica nas rodovias.

E os ciclistas, assim como qualquer outro usuário das vias, têm o direito de circular com segurança. Portanto, é fundamental que sejam respeitados e considerados como parte do trânsito, com seus direitos e também responsabilidades. Um esforço conjunto que traz como reflexo um ambiente cada vez mais seguro, inclusivo e agradável para todos.