sexta-feira - 27/09/2019

Prefeitura realiza 9ª edição do Mossoró Mais Cidadã

Com expectativa de realizar cerca de dois mil atendimentos, a Prefeitura Municipal de Mossoró realizou na manhã desta sexta-feira, 27, mais uma edição do projeto Mossoró Mais Cidadã. A 9ª edição aconteceu no Bairro Aeroporto II, sendo sediada na Escola Municipal Dolores do Carmo Rebouças.

Até o momento, através do Mossoró Mais Cidadã, mais de 15 mil atendimentos em diferentes serviços foram prestados para a população das regiões da cidade já contempladas pela ação.

Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, o projeto conta com a participação de outras secretarias municipais, como a Secretaria Municipal de Saúde, o a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, o Procon, e outros.

As ações do Mossoró Mais Cidadã acontecem mensalmente em diferentes comunidades. Para a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Juventude, Lorena Ciarlini, a grande importância do projeto é facilitar a vida das pessoas. “O Mossoró Mais Cidadã leva os serviços oferecidos pela Prefeitura para junto das pessoas. A importância é trazer cidadania, trazer oportunidade, fazendo com que as pessoas se sintam parte dos serviços municipais, vendo que todas as secretarias se unificam de uma forma para otimizar o atendimento ao cidadão, o acolhimento. O pessoal da saúde, por exemplo, trouxe atendimentos médicos, testes rápidos, vacinações, higiene bucal. O pessoal das zoonoses, com vacinação para animais. Coisas que se o cidadão fosse se deslocar para ter acesso a todos esses serviços demandaria um tempo bem maior. Então a gente sempre busca está presente em uma comunidade levando os serviços do município”.

O aposentado, José Francisco da Silva, de 66 anos, aproveitou as ações para cortar o cabelo. “Agradeço muito a prefeitura por fazer essa programação de apoio a comunidade, porque ajuda a todos nós. Cortar o cabelo de graça é uma economia para nós aposentados que já temos muitos gastos na nossa vida, então é uma ajuda importante”, comenta.

Pâmela Raquel da Silva Soares, também aproveitou o Mossoró Mais Cidadã para fazer a segunda via da sua Certidão de Nascimento. “Facilita muito nossa vida, porque se a gente precisasse ir até a secretaria resolver essas coisas demoraria mais e seria mais difícil. Então acho muito importante esse cuidado que a prefeitura está tendo com a população”.

Onésimo Morais, coordenador do programa afirma que nesta edição foram ofertados os serviços de corte de cabelo masculino, atendimentos médico (cardiologista e psicólogo), atendimentos do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Geração de Oportunidades, Projeto Fazendo Artes, Cadastro Único, Plantão Social, Viva Vida, Cartão SUS, aplicação de flúor, vacinação, Testes HIV, hepatite e sífilis, PROCON, Procuradoria, Ouvidoria, Orientação, Trânsito, Guarda Civil, atividades esportivas, verificação de pressão, testes de glicemia, apresentações teatrais, Empregabilidade – com recebimento e cadastro de currículos, Educação ambiental.