sexta-feira - 20/10/2023

Prefeitura realiza 500 ultrassonografias neste fim de semana em mutirão de exames no PAM

Por: Thiago Braga

De quinta-feira (19) a sábado (21), a Prefeitura de Mossoró deverá realizar cerca de 500 ultrassonografias. Os procedimentos fazem parte do mutirão que está acontecendo no Centro Clínico Prof. Vingt-un Rosado (PAM do Bom Jardim).

Neste fim de semana, os exames são direcionados às mulheres na campanha “Outubro Rosa”. Com este mutirão de ultrassonografias, o objetivo é dar celeridade às demandas, ampliando o número de procedimentos num intenso trabalho de planejamento que vem sendo desenvolvido pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Morgana Dantas, titular da SMS.

“Durante este final de semana – quinta; sexta e sábado – estaremos realizando o mutirão de ultrassonografias somente direcionado a mulheres. Em virtude do ‘Outubro Rosa’, estamos intensificando as medidas de prevenções, exames para diagnosticar essas mulheres o quanto antes. São 500 ultrassonografias para a gente poder estar realizando exames de mulheres que aguardavam na fila da regulação. Seguimos no mutirão de ultrassonografias já anunciado e agora direcionado a mulheres neste mês de outubro”, informou Morgana Dantas, titular da SMS.

A dona de casa Ana Lúcia participou do mutirão de ultrassonografias na manhã desta sexta-feira (20). “Para mim é muito importante. Sou uma pessoa que sempre faço. Nesse exame a gente descobre se tem alguma coisa para poder fazer o tratamento. Acho muito importante esse exame”, contou.

Gisélia Alves, cabeleireira.

“Estamos em outubro que é um mês para a gente se prevenir contra as doenças. Então, é importante fazer os exames anualmente. Muitas mulheres não gostam de fazer exames por vergonha. Hoje, eu estou aqui para realizar uma transvaginal, porque tenho que me cuidar, enquanto mulher”, declarou Gisélia Alves, cabeleireira.

Dona Gisélia ainda fez um apelo, chamando a atenção das mulheres para a necessidade e importância do cuidado com a saúde. “Peço para todas as mulheres que realizem anualmente os seus exames. É preciso se cuidar, pois as doenças estão aí, principalmente o câncer de mama. É bom a gente estar com a saúde em dia”, ressaltou.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os agendamentos estão divididos desta forma: 100 procedimentos na quinta-feira; 200 exames na sexta-feira e ainda outros 200 no sábado, totalizando 500 ultrassonografias.