quarta-feira - 29/12/2021

Prefeitura reafirma parceria com Uern em sanção de autonomia financeira da instituição

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró reafirmou a sua parceria com Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) durante o ato de sanção da lei que concede autonomia financeira e patrimonial à instituição. A solenidade, realizada na tarde desta quarta (29) no pátio da Reitoria da Uern, contou com a presença do prefeito Allyson Bezerra e de secretários municipais, grande parte deles oriunda dos quadros da universidade.

“Um dia importante, um dia simbólico e um dia histórico para a cidade de Mossoró, porque a Uern é daqui, é da nossa terra e a Uern ganhou todo o estado do Rio Grande do Norte, estando presente, podemos dizer, nos 167 municípios. A autonomia financeira era uma medida esperada pela Uern, pelos professores, servidores, estudantes há décadas, e hoje se torna uma realidade”, pontuou o gestor, acrescentando ainda:

“Estamos aqui hoje para prestigiar, estamos aqui hoje também para parabenizar a governadora Fátima Bezerra por ter enviado esse projeto de lei, parabenizar os deputados estaduais que aprovaram essa autonomia. Nós buscamos valorizar a Uern na prática. Foi a nossa gestão que trouxe grandes profissionais, grandes professores, grandes trabalhadores da educação, das áreas de finanças, economia, cultura, jurídica, para atuarem como secretários, diretores, servidores do município”, disse.

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, reforça o que representa para a instituição a sua autonomia financeira e patrimonial. “Quando a gente fala que esse projeto garante a autonomia financeira, é porque ele garante o que está posto na Constituição em seu art. 207. Depois de 53 anos de história, nós temos aqui essa sanção da lei que vai mudar significativamente a nossa história, a história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Com certeza nós faremos mais ações de ensino, pesquisa e extensão”, relatou.

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, professora da Uern e diretora licenciada da Faculdade de Letras e Artes (FALA), destaca que a autonomia financeira é uma pauta antiga, que sempre contou com o seu apoio. “É um momento ímpar, é uma luta histórica na Uern. Nós fizemos parte dessa luta, estivemos à frente, por exemplo, de todo o processo de construção da pauta que foi entregue a então candidata ao Governo. E um dos principais pontos dessa pauta que nós apresentamos foi a autonomia financeira, que hoje se concretiza”.

Por fim, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ressaltou que a autonomia financeira da Uern é um sonho de gerações. “Eu quero aqui fazer o registro, como professora, hoje na condição de governadora, de ter a honra, alegria, a felicidade de sancionar o projeto de lei que representa um sonho de gerações, que representa um marco do ponto de vista de fortalecimento institucional da nossa universidade, que é conferir à Uern a sua autonomia financeira e patrimonial plena. Isso significa a gente zelar por essa instituição”, concluiu.